Conectado por



Nacional

Homem usa aprendizado de séries de TV e consegue reimplante de mão decepada


Compartilhe:

Publicado por

em

Um homem de 40 anos teve a mão esquerda reimplantada após o membro ser amputado com facão em uma briga. O caso ocorreu Blumenau, Santa Catarina. A vítima guardou a própria mão em um saco com gelo, o que possibilitou a cirurgia, porque costumava assistir seriados que mostram como agir nesse tipo de situação.

O procedimento foi realizado em 16 de outubro e os resultados foram divulgados nesta semana pelo Hospital Santo Antônio. “Sempre gostei de ver séries sobre hospitais, e quando ocorreu, eu tive muita cautela, não entrei em desespero. Literalmente posso dizer que eu salvei meu próprio membro para fazer o reimplante, pois quando todos da minha família estavam desesperados, eu consegui ter discernimento para colocar em uma sacola e depois colocar no gelo”, disse o paciente à equipe médica.

A cirurgia durou seis horas e ocorreu duas horas depois do atendimento inicial. 

Segundo o médico Filipe Pimont Berndt, a cirurgia foi altamente complexa, sendo recuperadas duas artérias, cinco veias, 24 tendões, três nervos, além dos ossos. “A agilidade de como ocorreu o atendimento até o paciente ser levado ao centro cirúrgico foi imprescindível para a mão ser reimplantada com ótima perfusão”.

Este é o quinto reimplante de mão ao nível de punho que ocorreu no Hospital Santo Antônio. “Um reimplante deste tipo é considerado raro, pois são diversos fatores que levam a ter uma possibilidade de reimplante bem-sucedido” diz Pimont. “Se você testemunhar esse tipo de acidente em que uma pessoa sofre a amputação de um membro, o primeiro passo é tentar acalmar a vítima. Depois pegue o membro amputado e enrole em um pano úmido, de preferência com soro fisiológico, e coloque dentro de um saco plástico, após esse procedimento, colocar em um recipiente (isopor ou caixa térmica) com gelo. Importante ressaltar que não se deve deixar o membro em contato direto com o gelo, pois caso isso ocorra, poderá haver queimadura térmica, ocasionando a impossibilidade de reimplante” finaliza o médico.

Segundo site G1, a Polícia Civil de Santa Catarina trata o caso como tentativa de homicídio.

 

Fonte: O tempo

Publicidade

Mais notícias

Compartilhe: