Geral
Governo do RJ estuda protocolo para que unidades de saúde escolham quem tem prioridade para UTI
Os hospitais públicos do estado do Rio de Janeiro terão um protocolo estabelecendo quais os pacientes com a Covid-19 terão prioridade para receber um leito. As práticas serão adotadas caso as unidades atinjam a capacidade máxima de atendimento.
O aumento do número de casos de Covid-19 tem sobrecarregado os hospitais públicos e, em especial, os leitos de terapia intensiva.
O estado do Rio de Janeiro ultrapassou a marca de 10 mil casos confirmados e 900 mortes pela doença. Segundo os últimos dados da Secretaria Estadual de Saúde, foram registrados nesta sexta-feira mais 713 casos e 67 óbitos pela doença.
Com os novos registros, o estado soma 10.166 casos e 921 óbitos desde o início da pandemia no estado. Há ainda 311 mortes em investigação.
O próprio secretário estadual de Saúde, Edmar Santos, acredita que, se o número de infecções continuar crescendo, em breve não haverá vagas para todos os pacientes.
O protocolo está sendo preparado em parceria com o Conselho Regional de Medicina, a Academia Nacional de Cuidados Paliativos, Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, Sociedade de Terapia Intensiva e a Universidade Federal Fluminense, entre outras instituições.
De acordo com a Secretaria de Saúde, estão sendo consideradas práticas utilizadas em países como Espanha e Estados Unidos. A ideia é evitar o maior número de mortes.
Fonte: Ag. Brasil