Conectado por



Geral

Governador do RJ exonera diretor do Degase após denúncias de abusos


Compartilhe:

Publicado por

em

Após denúncias de abusos sexuais cometidos contra internas que cumprem medidas no Degase, Departamento de Ações Socioeducativas no Rio de Janeiro, o governador Claúdio Castro determinou a exoneração do diretor da unidade. A informação foi confirmada em nota divulgada nesta sexta-feira. O texto esclarece que os demais agentes envolvidos na denúncia também foram afastados por decisão da Justiça.

O pedido de afastamento, feito pelo Ministério Público Estadual, foi acolhido pelo juízo da Vara de Execução de Medidas Socioeducativas da Capital.

As exonerações foram assinadas pelo secretário estadual de Educação, Alexandre Valle. O secretário disse que, além do diretor, outros integrantes do Degase também foram demitidos. Valle explicou, ainda, que a investigação corria sob sigilo e que a Secretaria só tomou conhecimento do caso na quinta-feira.

A Defensoria do Rio de Janeiro emitiu nota pública dizendo que recebeu a notícia das exonerações com surpresa, já que, segundo o órgão, tanto o diretor quanto o corregedor do Degase estavam colaborando para reunir provas e permitir a rápida apuração dos abusos revelados pelas internas.

Além das demissões, o governador também determinou ao secretário de Polícia Civil, Allan Turnowski, que apure o caso com rigor. Em relação às adolescentes que denunciaram os abusos, Castro informou que a Secretaria de Vitimados deverá prestar todo auxílio necessário. O Ministério Público também está acompanhando o caso.

O Centro de Socioeducação Professor Antônio Carlos Gomes da Costa fica na Ilha do Governador, na zona norte do Rio, e é o único em todo o estado destinado ao cumprimento de medidas socioeducativas de menores de idade do sexo feminino. Hoje, o local, conta com 19 internas.

Segurança Rio de Janeiro 02/07/2021 – 16:08 Sheily Noleto/ Beatriz Arcoverde Lígia Souto, Repórter da Rádio Nacional Degase sexta-feira, 2 Julho, 2021 – 16:08 2:17

Fonte: Ag. Brasil

Publicidade

Mais notícias

Compartilhe: