destaque
Galdiana Silva, candidata a vereadora de Porto Velho, apresenta suas principais propostas para a capital
Nesta quinta-feira (20), a candidata pelo partido Podemos, Galdiana Silva, concedeu entrevista para o Notícias de Rondônia e falou como pretende atuar pela capital.
Atuante em projetos sociais na capital, Galdiana afirma conhecer as principais necessidades da população.
Saúde
“A saúde de Porto Velho está abandonada. Nós precisamos de uma urgência, de um hospital municipal, mas também nós precisamos de mais unidades de saúde, mais UPAs nos outros bairros que funcionem, que tenham médicos para atender, que tenham raio-x, que tenham medicamentos.”
Educação
“A minha proposta é a inclusão das pessoas com deficiência, os PCDs. Primeiro, ter nas escolas públicas aqueles monitores que ficam específicos para aquela criança, porque hoje nós sabemos que nós não temos nem nas escolas particulares em Porto Velho, e temos crianças com dislexia, TDAH, autismo, então são várias deficiências que as pessoas sequer conhecem, mas que a criança consegue desenvolver o potencial dela educacional, ela consegue chegar a ler e a escrever, mas ela precisa de um acompanhamento próximo. Além disso, nós precisamos também fazer a lei do teto, do piso salarial dos professores municipais funcionar, que hoje a gente sabe que eles não estão recebendo o piso salarial, que é o mínimo, não está sendo respeitado, e ainda implantaram o tal do ponto eletrônico, então o professor, eu acho que está sendo desrespeitado na prefeitura.”
Moradia
“Eu acredito que nós precisamos regularizar bairros da cidade onde pessoas moram há mais de 30 anos num local e ainda não têm seus títulos, por exemplo, o bairro Conceição, que é um bairro muito antigo da Zona Sul.”
Serviço
“O trabalho social hoje, ele precisa ser feito em Porto Velho, eu acho que nós temos poucas frentes de trabalho e pequenas, poucos grupos que fazem isso, eu acho que a gente precisa que a nossa prefeitura acolha esses grupos, traga infraestrutura para que eles possam atuar.”
Segurança
“É adotarmos a guarda municipal em Porto Velho, mais de uma em cada zona, para ter aquele policiamento de manhã, de tarde e de noite. Nós andamos depois das 7h da noite na cidade, está abandonado, a gente não vê a polícia. Então, os bandidos podem fazer o que quiserem, a gente precisa implantar a guarda municipal com urgência.”
Saneamento Básico
“Nós precisamos fazer um planejamento de saneamento básico para Porto Velho, fechar essas valas, esses bueiros a céu aberto que nós temos, para depois passar o esgoto, para depois passar o asfalto.”
Turismo
“Eu acho que nós temos um potencial gigantesco, principalmente de ecoturismo. Nós temos possibilidade dentro da Secretaria Municipal de Turismo de ajudar aqueles locais que já existem, os banhos, os locais de ecoturismo, incentivar muito mais, trazer os empreendedores para perto da Secretaria Municipal de Turismo, capacitá-los e fazer uma gestão voltada para o incentivo do turismo, aqui o nosso potencial é enorme no estado todo de ecoturismo.”
Saiba mais sobre a candidata
Galdiana Silva, 36 anos, é oficial de justiça em Porto Velho há 11 anos. Moradora do bairro 3 Marias, cresceu e foi criada em Porto Velho. Mãe de um menino de 7 anos, atua na capital há 13 anos com projetos sociais, e reforçou que “vim para a política com o objetivo de tornar esse trabalho social realizável, porque nós precisamos de leis nesse sentido que ponham a política e o social em ação.”