Conectado por



Geral

Fiocruz lança websérie alertando os riscos do sarampo


Compartilhe:

Publicado por

em

Um campeonato de videogame é a nova arma da Fundação Oswaldo Cruz para alertar sobre um inimigo que o Brasil já tinha considerado erradicado, mas que voltou a representar um perigo para nossas crianças. A websérie Invasores, lançada pelo Museu da Vida da Fiocruz, apresenta o vírus do sarampo como o adversário a ser combatido diante da redução no número de meninos e meninas vacinadas e a consequente perda em 2019 do certificado de país livre da doença.

O objetivo da iniciativa, que está acessível ao público no canal do Museu da Vida no YouTube, é chamar a atenção do público infantil para a importância da imunização. O chefe do Museu da Vida Fiocruz, Héliton Barros, destaca o caráter inovador da produção, originalmente uma peça de teatro.

Com sete episódios, a websérie aborda o tema com humor, efeitos sonoros e visuais, além de informações validadas por consultores científicos da Fundação. Por meio da fantasia, a trama toca em pontos sensíveis associados à vacinação, como o movimento antivacina, fake news (que espalha notícias falsas), cobertura vacinal e sistema imunológico.

A história se passa em um campeonato do jogo Invasores, no qual duas equipes têm o desafio de salvar o planeta de uma invasão. Durante a disputa, porém, os adversários precisam se unir para combater um inesperado vírus que entra no sistema. A ameaça virtual também existe no mundo real, é um morbillivírus, capaz de causar doenças em animais e seres humanos, entre elas, o sarampo.

Segundo o Ministério da Saúde, nos quatro primeiros meses deste ano, 17 brasileiros de até 14 anos tiveram diagnóstico positivo de sarampo. Neste período, não ocorreram mortes pela doença. No entanto, em 2021, dois bebês menores de um ano de idade morreram vítima da infecção no Amapá.

Saúde Rio de Janeiro 19/07/2022 – 18:05 Vitória Elizabeth / GT Passos Tatiana Alves – Repórter da Rádio Nacional websérie Fiocruz sarampo terça-feira, 19 Julho, 2022 – 18:05 208:00

Fonte: Ag. Brasil

Publicidade

Mais notícias

Compartilhe: