Conectado por



Geral

Fiocruz afasta diagnóstico de suspeita de doença da vaca louca


Compartilhe:

Publicado por

em

Após admitir que investigava dois casos suspeitos da doença da vaca louca no Rio de Janeiro, a Fundação Oswaldo Cruz  divulgou nota, na tarde desta quinta-feira, afastando a possibilidade de que os pacientes estejam com Encefalopatia Espongiforme Bovina, nome científico da doença. De acordo com a nota a suspeita é de que se trate, na verdade, da forma esporádica da Doença de Creutzfeldt-Jakob.

A nova informação diz que  os aspectos clínicos e radiológicos são compatíveis com essa outra manifestação, que não tem relação com o consumo de carne.

O texto reitera que os pacientes internados ainda não têm confirmação diagnóstica.

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento também divulgou nota, afirmando que os casos em investigação na Fiocruz não têm relação com consumo de carne bovina. E que a maior incidência da Doença de Creutzfeldt-Jakob  ocorre de forma esporádica e tem causa e fonte infecciosas desconhecidas. Ainda de acordo com Ministério, desde que a vigilância da doença foi instituída no Brasil, nenhum caso da forma variante associada ao consumo de carne bovina foi confirmado.

Os pacientes estão  internados no Centro Hospitalar para a Pandemia de Covid-19, do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, administrado pela Fiocruz. Outros detalhes da internação não foram divulgados, de acordo com a Fundação, em respeito à confidencialidade da relação médico-paciente, estabelecida pelo Código de Ética Médica.

Saúde Brasília 11/11/2021 – 19:13 Vitória Elizabeth / Beatriz Arcoverde Fabiana Sampaio – Repórter da Rádio Nacional Doença da Vaca Louca Fiocruz quinta-feira, 11 Novembro, 2021 – 19:13 1:30

Fonte: Ag. Brasil

Publicidade

Mais notícias

Compartilhe: