Conectado por



Geral

Estudo mostra que é possível prever intensidade da circulação de vírus


Compartilhe:

Publicado por

em

Pesquisadores de cinco universidades brasileiras descobriram que é possível prever a intensidade da circulação de vírus entre as pessoas, por meio da análise do esgoto das cidades. O coronavírus, que causa a covid-19, foi escolhido para a análise.

Primeiro, foram coletadas amostras de esgoto em São Paulo, Paraná, Goiás e no Distrito Federal. Em seguida, o material passou por análise clínica para verificação da quantidade de RNA de coronavírus presente na amostra. Paralelo a isso, os pesquisadores coletaram dados epidemiológicos – que tratam dos casos de contágio da covid-19 na população. Assim eles conseguiram comparar as informações da doença em circulação e da contaminação do esgoto pelo vírus.

O professor e pesquisador da Universidade Federal do ABC Paulista, Rodrigo Bueno, chama atenção para a proporção viral registrada no estudo.O professor explicou que a análise do esgoto é uma alternativa para acompanhar o comportamento de diversas infecções virais por se propagarem rapidamente entre as pessoas, caso da gripe, por exemplo.

A pesquisa foi publicada em uma revista científica holandesa.

*Com supervisão de Bianca Paiva

Saúde Brasília 30/07/2022 – 14:25 Bianca Paiva / Beatriz Arcoverde Igor Cardim* – estagiário da Rádio Nacional Universidade Federal do ABC Paulista covid-19 Coronavírus sábado, 30 Julho, 2022 – 14:25 1:52

Fonte: Ag. Brasil

Publicidade

Mais notícias

Compartilhe: