Geral
Entidades recomendam cuidados com catadores de material reciclado no Rio de Janeiro durante pandemia
Publicado por
9 meses atrásem
Para garantir a saúde dos catadores de material reciclado no contexto da pandemia do novo coronavírus, três órgãos públicos de defesa dos interesses dos cidadãos expediram uma recomendação conjunta no Rio, com ações a serem adotadas pelo município e a Comlurb.
O Ministério Público do Estado do RJ, Ministério Público do Trabalho e a Defensoria Pública assinam o documento, divulgado no início da semana, com as diretrizes a serem observadas, para garantir não apenas a remuneração, mas medidas sanitárias voltadas à preservação da saúde desses trabalhadores, que vivem em situação de vulnerabilidade social.
Segundo o documento, a primeira providência a ser tomada é uma análise quanto a manutenção das atividades de coleta seletiva e triagem de materiais recicláveis.
A partir dessa avaliação, os órgãos apontam a adoção de medidas tanto para o caso de suspensão como de manutenção das atividades, que colocam em risco esses trabalhadores.
Em casos de suspensão, mesmo sem envio de material reciclável, é recomendada a adoção de medidas para assegurar o pagamento de renda mínima aos catadores.
Já para a hipótese de as atividades serem mantidas, é indicado que o município do Rio e a Comlurb promovam atuem junto às cooperativas de catadores, com atualização de cadastro dos trabalhadores e fiscalização da vigilância sanitária e epidemiológica.
O texto sugere entre outras medidas, que seja disponibilizado sabonete líquido, papel toalha e álcool em gel, assim como equipamentos de proteção. Outra recomendação diz respeito à importância de orientações de prevenção à Covid-19, doença transmitida pelo coronavírus.
Procurada pela reportagem, a Companhia municipal de Limpeza Urbana afirmou por nota que todas as cooperativas de catadores que recebem material reciclável da Coleta Seletiva da Comlurb passam por visitas periódicas para avaliação do espaço, verificação do uso de equipamentos de proteção individual e orientações de higiene.
A nota ressalta, no entanto, que o fornecimento de EPI’s e de insumos para higienização não é de responsabilidade da Comlurb. E informou, ainda, que todo o material está sendo entregue a 15 cooperativas, que fazem a separação e comercializam os recicláveis com empresas especializadas.
Fonte: Ag. Brasil


Inscrições para audiência pública sobre letalidade policial terminam nesta sexta (29)
Negado pedido de deputado que pretendia votar remotamente na eleição da Câmara
Negado pedido de brasileiros que queriam voltar ao país sem apresentar teste negativo para Covid-19
Brasil tem 1.214 mortes por Covid-19 em 24h e 61.963 novos infectados
Número de pessoas vacinadas contra a Covid-19 no Brasil chega a 844 mil
Gabarito Enem 2020 prova ROSA: veja respostas para as questões do 2º dia
Dicas para fazer compras mais rápido no supermercado
Influenciadora digital e ex-miss Lauren Adana é presa na zona sul de São Paulo
Enem: Em Salvador, candidatos ‘comemoraram’ abstenção recorde no exame
Gabarito Enem 2020 prova ROSA: veja respostas para as questões do 1º dia

Liberdade de Opinião: Alexandre Garcia analisa impacto da crise nas empresas aéreas

O Grande Debate: Governos deveriam reprimir aglomerações?

Seis motivos para conhecer as TVs QLED da TCL

Galaxy Note 20, novo Galaxy A com 5G e mais: 4 celulares da Samsung
