Conectado por



Geral

Entenda os riscos dos produtos utilizados durante trote universitário em Rondônia


Compartilhe:

Publicado por

em

Um vídeo que circula nas redes sociais mostra calouros do curso de medicina veterinária cobertos por substâncias tóxicas durante o trote de uma faculdade particular. Horas depois, 4 dos universitários deram entrada no Hospital de Urgência e Emergência (Heuro) de Cacoal (RO). As substâncias utilizadas no trote foram um ectoparasiticida e creolina.

Especialistas revelaram que a mistura dessas substâncias podem causar intoxicação, queimaduras graves e até atingir o sistema nervoso central do ser humano. 

Os jovens foram expostos a uma mistura de substâncias tóxicas de uso veterinário, incluindo um produto indicado para tratar ‘bicheiras’ em animais de grande porte, como bovinos. A outra substância é um desinfetante para instalações rurais.

De acordo com a médica veterinária Jéssica Gimaque, o produto conhecido como “lepecid” é um spray ativo composto por gases e pela substância química clorpirifós, que atua como inseticida.

O spray é utilizado em bovinos no controle de larvas de moscas que se alojam na pele do animal. Geralmente, em uma única dose já causa efeitos contra os parasitas.

“O lepecid deve ser utilizado com máscaras e roupas de proteção, para evitar o contato direto. O uso incorreto desse produto pode causar desde irritações na pele até intoxicações graves, existindo a possibilidade de ser fatal”, explica.

A veterinária ressalta que, embora os estudantes tenham sofrido apenas lesões leves, como irritações na pele, nos olhos e náuseas, essa substância poderia ter causado danos sistêmicos permanentes.

O outro produto utilizado na “mistura” feita pelos estudantes durante o trote foi a creolina, um desinfetante industrial, geralmente usado para limpezas pesadas em ambientes externos de instalações rurais, como granjas, aviários, estábulos, haras, cocheiras, canis e galpões.

De acordo com o professor de engenharia química do Instituto Federal de Rondônia (Ifro), Rafael Nascimento, a composição do produto inclui substâncias como cresóis, fenóis, hidrocarbonetos e emulsificantes saponáceos.

O desinfetante é de uso restrito ao ambiente, e não deve entrar em contato direto com animais ou seres humanos. É necessário se proteger com máscaras e luvas durante o manuseio.

O engenheiro químico alerta que misturar aleatoriamente substâncias químicas é altamente arriscado e contraindicado, porque pode causar reações químicas explosivas ou produzir substâncias tóxicas que prejudicam a saúde de quem está manuseando ou até de pessoas próximas.

“No caso do Lepecid e Creolina, a própria bula dos produtos proíbe a mistura com outras substancias e/ou medicamentos e produtos de higiene. É um risco muito grande”, explica.

Dependendo do tempo de exposição, da quantidade de substâncias e das reações químicas que acontecem, o contato dessas misturas com a pele pode provocar queimaduras graves, manchas, alergias, náuseas, irritação das vias respiratórias e até desmaios.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Mais notícias

Compartilhe: