Conectado por



Nacional

Enem 2021: Candidatos avaliam o primeiro dia de prova


Compartilhe:

Publicado por

em

Em seu quarto Enem, Raylander Oliveira dos Santos, 18, conta que dessa vez fez a prova pra valer. Nos exames anteriores, se inscreveu como treineiro. “Hoje eu estava com meu emocional melhor”, fala com mais experiência. Em seguida, mediu o grau de dificuldade dessa edição. “Achei a prova razoável, menos complicadas que a do ano passado”, afirma. Em relação a redação, acredita que fez uma boa dissertação. “Escrevi que a falta de registro causa vários problemas sociais e de desigualdade.  E que isso pode ser uma porta de entrada para o trabalho escravo e exploração”, revela.

Preocupada, Victoria Gomes Gonçalves, 21, não saiu muito otimista da prova. Mais cedo, entrou na capela da PUC-MG para fazer uma meditação para diminuir a ansiedade. “Mas acho que não deu muito certo”. Segundo afirma, as declarações recentes do presidente da República sobre o Enem mais as interferências no Inep, agravaram seu estado de ansiedade. Diante disso, conta que sentiu insegurança sobre o que responder na prova. “Tive dúvidas se minhas respostas estavam certas ou erradas em algumas questões, diante o posicionamento ideológico do governo”, afirma.

Para Kênia Martins Barbosa, 24, a falta de estratégia para a resolução das questões lhe atrapalhou. “Achei a prova dificil, cansativa, muito texto pra ler e o tema da redação foi muito aleatório”, desabafa. “Foi difícil de escrever, fui e voltei no texto várias vezes”, arremata. Segundo conta, estudou ao longo do ano sozinha em casa.

O famoso “chute” foi a opção de  Pedro Iago Rocha, 29 anos, para resolver boa parte das questões do Enem. Eu seu quinto exame, acredita que possa ter uma boa nota, porque se dedicou mais a redação. “Chutei muito na prova”, sorri. “Mas na redação, eu acho que mandei bem”, conclui.

Live

Para além da divulgação do gabarito extraoficial, resultado da união de forças entre O TEMPO e o Chromos – Colégio e Pré, os candidatos deste 1º dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) também contarão com uma Live com os professores do Chromos, a partir das 20h, com a repercussão da prova deste domingo (21).

Fonte: O tempo

Publicidade

Mais notícias

Compartilhe: