Conectado por



Geral

Em Guarulhos, na grande São Paulo, afegãos esperam por acolhimento


Compartilhe:

Publicado por

em

Um homem, que chegou ao Brasil com a mulher e cinco filhas depois de sofrer ameaças de morte e de ter a casa incendiada pelo Talibã, conta que trabalhava no governo do Afeganistão antes do grupo voltar ao poder.

Em agosto do ano passado, com a saída das tropas norte-americanas do Afegânistão, depois de 20 anos, o Talibã assumiu o controle de Cabul, a capital do país. Há cerca de um ano o Brasil está concedendo vistos temporários e autorizou a residência no país para acolher pessoas vindas do Afeganistão. Muitos Afegãos chegam aqui pelo aeroporto de Guarulhos e aguardam ser encaminhados para os centros de acolhida.

 A Acnur, a agência da ONU para refugiados informou que junto a Organizações Parceiras atendeu quase 600 pessoas afegãs no Brasil desde setembro do ano passado.

O Ministério da Cidadania disse que Guarulhos vai ser contemplada em uma nova portaria de repasses de recursos emergenciais por causa do recebimento de imigrantes e refugiados. Informou ainda que tem participado da criação de um plano de acolhimento de imigrantes em situação de vulnerabilidade.

Nós também entramos em com o governo do estado que informou que tem apoiado as ações da prefeitura de Guarulhos. A prefeitura de São Paulo disse que o Centro de Referência e Atendimento para Imigrantes atendeu 109 afegãos este ano.

Direitos Humanos São Paulo 14/09/2022 – 18:59 Beatriz Arcoverde Sarah Quines – Repórter da TV Brasil Afegãos no Brasil quarta-feira, 14 Setembro, 2022 – 18:59 2:17

Fonte: Ag. Brasil

Publicidade

Mais notícias

Compartilhe: