Conectado por



Geral

Em 2021, a Terra teve a 6ª maior temperatura já medida na história


Compartilhe:

Publicado por

em

A temperatura média global do planeta Terra em 2021 foi a sexta mais quente já registrada na História. O dado é resultado de análises independentes feitas pela Nasa, a agência espacial dos Estados Unidos, e pela Administração Nacional Oceânica e Atmosférica.

Os cientistas usam o período de 1951 a 1980 como referência para medir a variação da temperatura global ao longo do tempo. A temperatura média no ano passado ficou 0,85 graus Celsius mais alta do que a do período referência, empatando com a que foi registrada em 2018.

Além disso, segundo os dados da Nasa, os últimos oito anos foram os mais quentes desde 1880, quando os registros modernos começaram.

O pesquisador Jean Ometto, do Inpe, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, explicou que o aumento na temperatura da Terra é causado pela emissão de gases de efeito estufa pela humanidade — devido ao uso intensivo de combustíveis fósseis e do avanço no desmatamento de florestas.

A ameaça de eventos climáticos extremos por causa do aquecimento global motivou a construção de acordos internacionais nas últimas décadas, com o objetivo de mitigar as emissões de gases de efeito estufa. O pesquisador Jean Ometto ressaltou que esse é o grande desafio da humanidade, para evitar que uma catástrofe em nível planetário ocorra em pleno século 21.

A temperatura média da Terra é medida com base em dados coletados em estações meteorológicas, navios e boias oceânicas espalhados por todo o planeta. As informações coletadas são validadas por meio da comparação com a leitura de termômetros infravermelhos, instalados no satélite Aqua, da Nasa.

Meio Ambiente Brasília 18/01/2022 – 20:08 Bianca Paiva / Guilherme Strozi Daniel Ito – Repórter da Rádio Nacional aquecimento global Nasa terça-feira, 18 Janeiro, 2022 – 20:08 2:51

Fonte: Ag. Brasil

Publicidade

Mais notícias

Compartilhe: