Conectado por

Geral

Eleita a nova presidente da Índia que é professora e da tribo Santhal

Parlamentares indianos escolheram, nesta quinta-feira a primeira presidente da Índia vinda de uma das comunidades tribais do país. O feito que pode aumentar o apelo do primeiro-ministro Narendra Modi entre grupos marginalizados antes das eleições gerais de 2024.

Droupadi Murmu, uma professora de 64 anos que se tornou política, será a segunda mulher a ocupar o cargo basicamente simbólico de chefe de Estado ao tomar posse no dia 25 de julho para o início de um mandato de cinco anos.

Mais de 4,5 mil parlamentares estaduais e federais votaram nas eleições presidenciais na segunda-feira (18), e as urnas foram apuradas nesta quinta-feira.

Nascida em uma família da tribo Santhal, do Estado de Odisha, Murmu iniciou sua carreira como professora e participou ativamente em questões da comunidade.

Ela entrou para a política posteriormente e serviu como parlamentar estadual e governadora do Estado de Jharkhand, no leste do país. 

Sua eleição é vista como uma tentativa do partido do governo de conseguir o apoio das comunidades tribais, que compõe mais de 8% da população de 1,4 bilhões de pessoas do país.

*Com informações da Reuters

Internacional Brasília 21/07/2022 – 23:45 Agência Brasil Beatriz Arcoverde* – Editora da Radioagência Nacional Droupadi Murmu Índia quinta-feira, 21 Julho, 2022 – 23:45 1:35

Fonte: Ag. Brasil

Mais notícias