Vídeos
E Tem Mais: Estação espacial: anúncio do fim da ISS sinaliza nova era da exploração do espaço
Neste episódio do E Tem Mais, Carol Nogueira apresenta um panorama das reações ao anúncio de que a Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) será aposentada pela Nasa até o fim de 2030. A ISS começou a ser construída em 1998, a partir de uma iniciativa conjunta de Estados Unidos, União Europeia, Rússia, Japão e Canadá.
De lá para cá, a estação de aproximadamente 400 toneladas já foi palco para mais de 2,5 mil experimentos científicos. Essa história, no entanto, está com os dias contados. O alto custo de manutenção do equipamento é um dos principais motivos para a aposentadoria, e a ISS terminará dentro de alguns anos no fundo do Oceano Pacífico.
Os norte-americanos prometem levar o seu programa espacial em frente apostando na parceria com a iniciativa privada. Por outro lado, russos e chineses já desenvolvem as suas próprias estações estatais. Para descrever o que representa o fim da ISS e quais as perspectivas para o futuro da exploração espacial, participam deste episódio o divulgador científico Pedro Pallotta, do canal Space Orbit, e o astrônomo Thiago Gonçalves, do Observatório do Valongo, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
#CNNBrasil
Inscreva-se no canal da CNN Brasil no YouTube: https://www.cnnbr.tv/2ybMGDH
ACOMPANHE A CNN BRASIL TAMBÉM NAS OUTRAS PLATAFORMAS:
Podcasts: https://www.cnnbr.tv/2y91K4Q
Newsletters: https://newsletter.cnnbrasil.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/cnnbrasil
Twitter: https://www.twitter.com/cnnbrasil
Instagram: https://www.instagram.com/cnnbrasil
Fonte: CNN Brasil – Youtube