Conectado por



Geral

Diretor hídrico do Ceará descarta desabastecimento de água no estado


Compartilhe:

Publicado por

em

Os 155 reservatórios de água do Ceará enfrentam realidades diferentes dentro do estado. Cerca de 44 açudes estão transbordando e pelo menos 26 enfrentam período de seca, segundo a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do estado.

O açude Castanhão, por exemplo, que fica em Jaguaribara, é o maior reservatório do país com capacidade para 6,7 bilhões de metros cúbicos de água. Nesta terça-feira (07), ele está marcando 24% de sua capacidade. Apesar de baixo, este é o maior volume desde 2015.

Para o diretor de operações da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Ceará, Bruno Rebouças, esta diferença está está relacionada a quantidade de chuvas no estado.

Apesar de 55 reservatórios estarem com a capacidade inferior a 30%, o diretor da companhia garante que não existe risco de desabastecimento.

O estado do Ceará vinha enfrentando uma crise hídrica desde 2012, que levou a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos a decretar situação de escassez hídrica na região metropolitana de Fortaleza.

Este ano, em virtude do uso racional da água pela população e da cobrança de uma taxa extra na conta de quem consome muito, o ato declaratório de escassez hídrica foi revogado.

*Com supervisão de Bianca Paiva.

Geral Brasília 07/06/2022 – 19:19 Bianca Paiva / Guilherme Strozi Igor Cardim* – Estagiário da Rádio Nacional Ceará reservatório de água terça-feira, 7 Junho, 2022 – 19:19 126:00

Fonte: Ag. Brasil

Publicidade

Mais notícias

Compartilhe: