Conectado por

Geral

Diretor hídrico do Ceará descarta desabastecimento de água no estado

Os 155 reservatórios de água do Ceará enfrentam realidades diferentes dentro do estado. Cerca de 44 açudes estão transbordando e pelo menos 26 enfrentam período de seca, segundo a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do estado.

O açude Castanhão, por exemplo, que fica em Jaguaribara, é o maior reservatório do país com capacidade para 6,7 bilhões de metros cúbicos de água. Nesta terça-feira (07), ele está marcando 24% de sua capacidade. Apesar de baixo, este é o maior volume desde 2015.

Para o diretor de operações da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Ceará, Bruno Rebouças, esta diferença está está relacionada a quantidade de chuvas no estado.

Apesar de 55 reservatórios estarem com a capacidade inferior a 30%, o diretor da companhia garante que não existe risco de desabastecimento.

O estado do Ceará vinha enfrentando uma crise hídrica desde 2012, que levou a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos a decretar situação de escassez hídrica na região metropolitana de Fortaleza.

Este ano, em virtude do uso racional da água pela população e da cobrança de uma taxa extra na conta de quem consome muito, o ato declaratório de escassez hídrica foi revogado.

*Com supervisão de Bianca Paiva.

Geral Brasília 07/06/2022 – 19:19 Bianca Paiva / Guilherme Strozi Igor Cardim* – Estagiário da Rádio Nacional Ceará reservatório de água terça-feira, 7 Junho, 2022 – 19:19 126:00

Fonte: Ag. Brasil

Mais notícias