Conectado por



Geral

Dia da Pessoa Idosa: momento de discutir proteção e cuidados


Compartilhe:

Publicado por

em

Neste sábado, 1º de outubro, é celebrado o Dia Internacional da Pessoa Idosa. A data foi instituída em 1991 pela Organização das Nações Unidas (Onu), com objetivo de sensibilizar a sociedade em relação ao envelhecimento, principalmente no que se refere à proteção e cuidados.

No Brasil, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, divulgada em julho pelo IBGE, mostrou que a parcela da população do país com 60 anos ou mais passou de 11,3 para aproximadamente 14,5%, entre os anos de 2012 e 2021.

O impacto do aumento da expectativa de vida se reflete não só na necessidade de políticas públicas, mas também de um olhar mais apurado, de toda a sociedade, para os anseios dessa parcela da população que tem se mostrado ativa e com muitos sonhos ainda a realizar. A nova geração de idosos pratica esporte, dança, é ativa na internet.

Este é o caso de Ignácia de Carvalho do Carmo, a dona Naná, que aos 85 anos está realizando um sonho de infância: estudar para se tornar professora.  Aos oito anos, dona Naná já estava trabalhando no campo. E, no lugar dos livros, tinha a enxada nas mãos.

Mas, enquanto trabalhava, ela continuava a sonhar. E em 2019, aos 82 anos, uma sobrinha a matriculou em um curso de educação de jovens e adultos. Agora, com sorriso no rosto, usando saia plissada e meia três quartos, frequenta o primeiro ano do curso de formação de professores do Colégio Estadual Clodomiro Vasconcelos, em Itaguaí, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

O sonho de dona Naná também é o de muitos outros idosos. Em toda a rede estadual de ensino do Rio de Janeiro, há 579 pessoas acima dos 60 anos matriculadas, trajetórias que devem ser festejadas neste Dia Internacional do Idoso.

Geral Rio de Janeiro 01/10/2022 – 11:54 Vitória Elizabeth / GT Passos Solimar Luz – Repórter da Rádio Nacional dia pessoa idosa ONU 1º de outubro sábado, 1 Outubro, 2022 – 11:54 206:00

Fonte: Ag. Brasil

Publicidade

Mais notícias

Compartilhe: