Conectado por



Geral

DF registra pela quarta vez acidente com explosão de panela de pressão


Compartilhe:

Publicado por

em

O Distrito Federal registrou nesta segunda-feira, pela quarta vez no mês, um acidente com explosão de panela de pressão.

Segundo o Corpo de Bombeiros, a ocorrência foi em Ceilândia, que fica a cerca de 27 quilômetros do centro da capital federal. Uma mulher estava cozinhando feijão quando o utensílio explodiu. Ela não se feriu, mas o fogão, a coifa e o teto ficaram danificados.

No início do mês, uma cozinheira morreu depois que uma panela de pressão estourou no restaurante onde ela trabalhava. Um outro caso foi com uma jovem de 17 anos que ficou ferida. Na última quinta-feira, também houve um incidente em um restaurante, sem feridos.

Um fator importante para diminuir as chances desse tipo de ocorrência é a verificação do selo de segurança do Inmetro – Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia.

Esta certificação garante que o produto foi fabricado seguindo uma série de regras e controles. Hércules Souza, chefe da Divisão de Verificação e Estudos Técnicos e Científicos do Inmetro, dá dicas de segurança para utilizar a panela de pressão, como conferir se a panela tem selo do inmetro, e sempre ficar atento se a válvula de segurança está desobstruída.

O servidor público aposentado Ricardo Alevato utiliza a panela de pressão com frequência e toma algumas medidas para evitar sustos, sempre mantendo a panela higienizada.

O Tenente Valmeci Domingos, do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, chama atenção para o volume permitido para cada panela, que deve ser respeitado.

Em caso de acidentes com panelas de pressão, a orientação é acionar o Corpo de Bombeiros pelo número 193, que vai prestar socorro a possíveis vítimas, além de verificar a situação do local da explosão. 

*Com supervisão de Bianca Paiva

Geral Brasília 30/05/2022 – 21:07 Bianca Paiva / Beatriz Arcoverde Igor Cardim* – estagiário da Rádio Nacional Acidentes Domésticos segunda-feira, 30 Maio, 2022 – 21:07 2:50

Fonte: Ag. Brasil

Publicidade

Mais notícias

Compartilhe: