Conectado por
Rondônia, sábado, 28 de setembro de 2024.




Geral

Covid-19: São Paulo retoma rodízio tradicional de veículos a partir desta segunda-feira (18)


Compartilhe:

Publicado por

em

O prefeito de São Paulo, Bruno Covas, anunciou que o rodízio tradicional de veículos será retomado nesta segunda-feira (18), com restrição somente nos horários de pico e de carros com finais de 2 placas por dia.

 

Covas falou que optou pelo fim do rodízio ampliado porque a medida não atingiu o objetivo esperado que era aumentar o índice de isolamento na cidade em mais de 50%.

 

Na última sexta-feira, dia 15, a taxa de isolamento foi de 48%, subindo apenas 2 pontos percentuais com relação à sexta anterior, dia 08.

 

Mesmo com a volta do rodízio normal, o prefeito fez um novo apelo para que as pessoas fiquem em casa e disse ainda que, como prefeito, tem poucos recursos para realizar um lockdown, pois não tem o poder de coerção e, além disso, a medida teria que ser tomada de forma conjunta com as outras cidades da região metropolitana, dentro do Comitê de Saúde do Governo do Estado de São Paulo.

 

O secretário municipal da saúde Edson Aparecido também apresentou novos números: a enfermaria da cidade está com 76% de ocupação e os leitos de UTI estão com 90%.

 

No começo de abril, a cidade registrava mais de 800 novos casos a cada 24 horas e, ultimamente, tem registrado mais de 3 mil novos casos por dia.

 

Os números de pessoas que morreram por síndrome respiratória aguda grave subiram de 27, entre janeiro e março de 2019, para mais de 2,8 mil óbitos no mesmo período deste ano.

 

Além disso, de acordo com pesquisa feita pela prefeitura em parceria com a USP, Unifesp e o laboratório Fleury, em 6 distritos da cidade, apenas 5% das pessoas estão imunizadas contra o vírus, o que demonstra para o secretário que a doença pode avançar ainda mais e trazer colapso ao sistema de saúde da cidade em 15 dias, se não houver aumento na taxa de isolamento.

 

Outra medida que o prefeito tomou nesse domingo (17) foi enviar um projeto de lei em regime de urgência para antecipar para maio dois feriados municipais de 2020 – o Corpus Christi, de Junho, e a Consciência Negra, de Novembro. Covas ainda irá sugerir ao governador João Dória a antecipação do feriado de 9 de Julho para este mês.

 

O presidente da Câmara Municipal de São Paulo, o vereador Eduardo Tuma, também presente na coletiva, afirmou que já convocou uma sessão deliberativa extraordinária para esta segunda-feira (18) para deliberar e votar o projeto do prefeito.

 

A capital registra atualmente mais de 2,7 mil mortes por Covid-19 e mais de 38 mil casos confirmados da doença.

Fonte: Ag. Brasil

Publicidade
QUEIMADAS - GOVERNO RO

Mais notícias

Compartilhe: