Conectado por



Geral

Covid-19: Anvisa aprova em caráter experimental o medicamento Paxlovid


Compartilhe:

Publicado por

em

A diretoria colegiada da Anvisa aprovou, na tarde desta quarta-feira, por unanimidade, o uso emergencial, em caráter experimental, do medicamento Paxlovid para o tratamento da covid-19.

A nova medicação é do tipo antiviral e de uso oral, composta por dois fármacos, Nirmatrelvir  mais Ritonavir. O Paxlovid é destinado para pacientes adultos, sintomáticos, não hospitalizados, que apresentam risco aumentado de progressão para Covid-19 grave. Não é um medicamento destinado para prevenção da doença e só será vendido com prescrição médica.

De acordo com a avaliação de três gerências técnicas da Anvisa, os benefícios do Paxlovid são maiores do que os riscos apresentados durante a análise. A gerente de farmacovigilância da agência, Helaine Capucho, apontou que as principais reações adversas do medicamento são consideradas de baixa frequência e não graves.

Durante o voto, a diretora-relatora Meruza Freitas destacou que o Paxlovid pode ser mais uma estratégia para proteção da população frente a covid-19. 

O pedido de uso emergencial do Paxlovid foi apresentado pela Wyeth Indústria Farmacêutica /Pfizer no dia 16 de fevereiro deste ano. No cenário internacional, o medicamento também já foi aprovado, para uso emergencial, pelas autoridades sanitárias dos seguintes países: Estados Unidos; Europa; Canadá; China; Austrália, Japão, Reino Unido e México.

Saúde Brasília 30/03/2022 – 21:38 Bianca Paiva / Beatriz Arcoverde Daniella Longuinho – Repórter da Rádio Nacional covid-19 Paxlovid quarta-feira, 30 Março, 2022 – 21:38 2:35

Fonte: Ag. Brasil

Publicidade

Mais notícias

Compartilhe: