Conectado por



Nacional

Coronavírus: Bahia recebe 159 novos respiradores e prevê expansão de UTIs


Compartilhe:

Publicado por

em

Em meio à pandemia do novo coronavírus, uma carga com 159 respiradores mecânicos adquiridos de uma empresa gaúcha chegou a Salvador na noite desta quarta-feira (20). Os equipamentos serão distribuídos para unidades de saúde de Salvador e do interior, ampliando a capacidade de atendimento para pacientes graves. O Estado tem 11.197 casos confirmados e 362 mortes pela Covid-19.

Os equipamentos chegam em um momento em que a ocupação dos leitos de UTI começa a alcançar patamares preocupantes. Salvador já tem uma ocupação de 85% dos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) públicos para Covid-19. No Estado, esse percentual é de 65%.

A Bahia vem enfrentando dificuldades para expandir a sua rede de leitos de terapia intensiva por falta de respiradores. Conforme revelado pelo jornal “Folha de S.Paulo”, uma compra de 600 respiradores feita pelo governo para o Consórcio Nordeste foi cancelada no início deste mês. O governo da Bahia, que representou a região no acordo, tenta reaver R$ 49 milhões pagos antecipadamente a uma empresa sediada nos Estados Unidos.

O governo baiano ainda aguarda a chegada de outras duas aquisições de respiradores. Uma das compras foi feita pelo governo do estado e outra pela Federação das Indústrias, totalizando 110 respiradores que virão da China.

Fonte: O tempo

Publicidade

Mais notícias

Compartilhe: