Conectado por



Geral

Consulta pública sobre medicamento para covid-19 encerra na segunda


Compartilhe:

Publicado por

em

Termina na próxima segunda-feira, o prazo para quem quer participar da consulta pública sobre a ampliação do medicamento Tocilizumabe, para o tratamento de covid-19. O remédio já está em análise para ser administrado em pacientes adultos, hospitalizados pela doença.

A consulta pública é promovida pela Conitec, Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS, que já emitiu parecer favorável à ampliação do uso do Tocilizumabe. Segundo a entidade, estudos apontam que o remédio em questão tem potencial controle sobre doenças inflamatórias e desordens no sistema imunológico.

O medicamento já é utilizado no SUS para tratar artrite reumatoide. Mas, os estudos mostram que a substância pode inibir uma proteína que promove a inflamação crônica, comum em casos graves de covid.

A Conitec chegou a produzir o Relatório para a Sociedade sobre a análise do medicamento Tocilizumabe, que pode ser acessado em conitec.gov.br. No documento, a comissão destaca que o uso emergencial do remédio para casos críticos de covid foi recomendado pela OMS, Organização Mundial da Saúde, em abril.

Todas as recomendações foram, então, submetidas a consulta desde 13 de julho e as contribuições devem ser enviadas até 1º de agosto. Depois disso, a comissão emite uma recomendação final, se posicionando contra ou a favor do uso do medicamento para covid.

Caso seja incorporado para essa outra finalidade, no SUS, o medicamento pode custar mais de três bilhões de reais, em cinco anos. Especialistas e organizações da sociedade civil podem participar da consulta pública até esta segunda-feira, pelo site gov.br/participamaisbrasil.

Saúde Brasília 30/07/2022 – 12:41 Sayonara Moreno- Repórter da Rádio Nacional Tocilizumabe SUS Medicamento covid-19 sábado, 30 Julho, 2022 – 12:41 1:48

Fonte: Ag. Brasil

Publicidade

Mais notícias

Compartilhe: