Conectado por

Nacional

CNJ: Fux cria grupo para acompanhar buscas por dupla desaparecida no AM


Compartilhe:

Publicado por

em

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Luiz Fux, criou um grupo de trabalho para acompanhar as buscas pelo indigenista Bruno Araújo Pereira e pelo jornalista britânico Dom Phillips, desaparecidos há quase 10 dias, desde o domingo (5), na região do Vale do Javari, no Amazonas.

O anúncio foi feito nesta terça-feira (14), durante a 62ª Sessão Extraordinária. O grupo terá também como objetivo propor medidas para aprimorar a atuação do Poder Judiciário nas questões relacionadas ao caso.

“O episódio assumiu grande repercussão social e ambiental, inclusive em âmbito internacional, pois se relaciona a questões relativas à atuação do Estado na proteção de terras demarcadas e à preservação dos direitos fundamentais à identidade, cultura e tradição ancestral de povos indígenas isolados”, destacou Fux, no anúncio da criação do grupo.

O grupo de trabalho vai atuar no âmbito do Observatório do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas e será composto pelo fotógrafo Sebastião Salgado, pelo ator Wagner Moura, pela antropóloga Manuela Carneiro da Cunha, aposentada como titular da Universidade de Chicago, nos Estados Unidos, e pela juíza auxiliar da presidência do CNJ Livia Cristina Marques Peres.

Além do Judiciário, o Legislativo também está se mobilizando pelas buscas. Na segunda-feira (13), o Senado Federal propôs a criação de uma comissão externa para visitar o Vale do Javari, composta por nove senadores. O projeto é de autoria do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP). 

Por sua vez, no lado do Executivo federal, o presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou a jornalistas, na segunda-feira, que não pretende reforçar as buscas. 

“Não tem porque mandar mais gente para lá. Chegou a bater 250 pessoas, duas aeronaves, muita embarcação. Lá tem de tudo que se possa imaginar naquela região. Eu lamento eles terem saído da forma como saíram, duas pessoas apenas, em terras desprotegidas. Tem notícia de pirata na região. Tudo tem ali”, afirmou o chefe do Executivo federal.

O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar as notícias dos Três Poderes.

Fonte: O tempo

Publicidade

Mais notícias

Compartilhe: