Conectado por



Geral

Censo hospitalar da Covid-19 deve ser divulgado esta semana


Compartilhe:

Publicado por

em

Sugestão de cabeça: Previsão é que primeiro balanço do censo hospitalar do Ministério da Saúde sobre internações e altas de pacientes com a covid 19 na rede pública e privada saia esta semana.

 

Desde a semana passada, os hospitais públicos e privados de todo o Brasil têm a obrigação de registar os casos suspeitos e confirmados de coronavírus junto ao Ministério da Saúde, que realiza o censo sobre o atendimento desses casos. O primeiro balanço deste levantamento está previsto para ser divulgado esta semana.

 

Com os dados do censo, o governo federal pretende saber o número de leitos disponíveis no SUS e rede privada e a média de dias de internação dos pacientes com a Covid-19. E ainda ajudar governadores e prefeitos na formulação de políticas de enfrentamento à doença.

 

Como o Ministério da Saúde consegue esses dados? Todos os dias, até as 14h, os gestores das unidades de saúde têm a obrigação de registrar, em um sistema do governo federal informações sobre pacientes internados em enfermarias, leitos ou UTI´s com suspeita ou confirmação da Covid-19, quantos leitos estão disponíveis para a doença e o número de altas.

 

Os hospitais que não enviarem os dados de internações, vagas e altas relacionadas ao novo coronavírus cometem infração sanitária grave ou gravíssima que pode levar até a interdição parcial ou total do estabelecimento. Pode ocorrer até o cancelamento do alvará de licenciamento.

 

Até o momento, o Brasil já registrou mais de 38 mil casos do novo coronavírus e mais de 2,4 mil. Sendo que quase 8 mil doentes com a Covid-19 estão internados em estado grave. Mas os números podem ser bem maiores, pois ainda são investigadas as causas da síndrome respiratória aguda grave de mais de 38 mil pessoas internadas em todo o país.

Fonte: Ag. Brasil

Publicidade

Mais notícias

Compartilhe: