Conectado por



Geral

Cem anos do rádio no Brasil: a Rádio Escola Municipal


Compartilhe:

Publicado por

em

Uma emissora de rádio para servir às escolas, com professores ao microfone e um sistema de envio de cartas. Em linhas gerais, esses eram os princípios da Rádio Escola Municipal do Distrito Federal, fundada por Edgar Roquette-Pinto e Anísio Teixeira em 1934.

A programação da nova emissora foi concebida à luz das experiências anteriores da pioneira Rádio Sociedade, do quarto de hora educativo da Confederação Brasileira de Radiodifusão e, também, a partir de estudos colhidos em diversos países que começavam a promover a radiodifusão educativa, publicados no livro Rádio e Educação, de Ariosto Espinheira, professor secundarista e programador da Rádio Escola.

Segundo o jornalista e neto de Roquette, Cláudio Bojunga, a PRD5 foi feita com 10 contos de réis, formada com material usado na Rádio Sociedade e com os técnicos da rádio, como Labre, Matheus, Colaço, Iracy e outros que trabalharam de graça.

Publicações do Departamento de Educação sobre a atuação da Rádio Escola em 1934 registraram que a Hora Infantil contou com 1.100 crianças inscritas e que o Jornal dos Professores irradiou 309 palestras e conferências sobre artes, ciências e literatura.

O total de trabalhos entregues pelas crianças no fim de um ano de irradiações foi de 10.800.

No final da década de 1940, a emissora passou a se chamar Rádio Roquette-Pinto. Com a mudança da capital federal para Brasília e a reestruturação das instituições do antigo Distrito Federal, a Rádio Roquette-Pinto passou a fazer parte da estrutura do governo do estado do Rio de Janeiro, onde permanece até hoje como uma emissora voltada às notícias, cultura popular e divulgação de expressões artísticas.

Cem anos em 100 programas

100 anos rádio no Brasil

100 anos rádio no Brasil – Arte EBC

Até 7 de setembro, a Rádio MEC vai produzir e transmitir, diariamente, interprogramas com entrevistas e pesquisas de acervo sobre diversos aspectos históricos relacionados ao veículo.

A ideia é resgatar personalidades, programas e emissoras marcantes presentes na memória afetiva dos ouvintes. Acompanhe na Radioagência.

Cultura Rio de Janeiro 12/06/2022 – 11:10 Adriana Ribeiro / Alessandra Esteves Rádio MEC 100 anos do rádio no Brasil Rádio Escola Municipal domingo, 12 Junho, 2022 – 11:10 4:15

Fonte: Ag. Brasil

Publicidade

Mais notícias

Compartilhe: