Conectado por



Geral

Cem anos do rádio no Brasil: a programação esportiva


Compartilhe:

Publicado por

em

As primeiras transmissões esportivas feitas pelo rádio contavam com a criatividade dos locutores para superar os desafios da nova atividade.

O rádio amador, Amador Santos, chegou a transmitir um jogo do Fluminense, pela Rádio Clube do Brasil,  empoleirado no telhado de um galinheiro.

O locutor José Carlos Araújo, o Apolinho, recebeu este apelido porque usava um microfone sem fio utilizado pelos astronautas da missão espacial Apolo Onze.

Ary barroso e sua gaitinha, Oduvaldo Cozzi e a narração “lírica”, Gagliano Neto, Antônio Cordeiro e  Jorge Cury foram alguns dos pioneiros na locução esportiva. 

Você deve estar se perguntando: o rádio se popularizou por transmitir partidas de futebol ou foi o futebol que se tornou uma paixão nacional a partir das  transmissões radiofônicas ?

Mas nem só de futebol vive o jornalismo esportivo. A transmissão de corridas de cavalos também formou algumas gerações de speakers radiofônicos.  

Somente na década de 1980, a televisão entra em campo garantindo qualidade e regularidade nas transmissões esportivas .

Mas nem assim, os torcedores tiraram seus radinhos do ouvido nos estádios.

Hoje, as transmissões esportivas radiofônicas continuam sendo ouvidas também pelos celulares Brasil a fora.

E a reformulação da linguagem para atender aos novos públicos é o maior desafio para os comunicadores.

Cem anos em 100 programas

100 anos rádio no Brasil

100 anos rádio no Brasil – Arte EBC

Até 7 de setembro, a Rádio MEC vai produzir e transmitir, diariamente, interprogramas com entrevistas e pesquisas de acervo sobre diversos aspectos históricos relacionados ao veículo.

A ideia é resgatar personalidades, programas e emissoras marcantes presentes na memória afetiva dos ouvintes. Acompanhe na Radioagência.

 

Cultura Rio de Janeiro 19/06/2022 – 10:57 Adriana Ribeiro / Alessandra Esteves Rádio MEC 100 anos rádio no Brasil transmissões esportivas esporte domingo, 19 Junho, 2022 – 10:57 6:59

Fonte: Ag. Brasil

Publicidade

Mais notícias

Compartilhe: