Conectado por



Nacional

Braço social da OAB mineira comemora 79 anos


Compartilhe:

Publicado por

em

Nenhum profissional deseja passar por momentos de dificuldade financeira ou por problemas de saúde, mas situações inesperadas podem acontecer com qualquer pessoa. A Caixa de Assistência dos Advogados de Minas Gerais (CAA/MG), criada em 27 de novembro de 1942, foi concebida com o propósito único, beneficente, de ajudar os profissionais inscritos na OAB mineira.

Nestes 79 anos de história, a CAA/MG assistiu a várias pessoas como a advogada Graziella de Cássia. Durante a pandemia, com a suspensão das audiências, ela ficou sem receber honorários advocatícios, já que a sua função em um escritório era realizar as audiências presenciais. “Para complicar ainda mais a situação, a minha mãe foi diagnosticada com câncer. Recebi toda a atenção da Caixa para a realização de consultas médicas e exames. 
Atualmente, sou beneficiada com o auxílio mensal e extraordinário. Desde o início da pandemia, também recebi o cartão alimentação”, relata. 

A história de Graziella é uma entre os mais de 28 mil auxílios concedidos pela CAA/MG nos últimos três anos. O auxílio mensal é concedido a advogados que passam por incapacidade total ou parcial impeditiva do trabalho, de forma parcial ou permanente. Já o auxílio extraordinário, reembolsa despesas médicas para os inscritos na OAB e dependentes. Hoje, Graziella de Cássia, que nunca havia precisado de auxílio da CAA/MG em 14 anos de inscrição na OAB, celebra a melhora do estado saúde de sua mãe. 

Estrutura humanizada

Para atender a esses advogados e advogadas, a CAA/MG criou – por meio do Departamento Serviço Social – dezenas de auxílios que vão desde a isenção da anuidade por enfermidade ao cartão alimentação especial, instituído durante a pandemia da Covid-19. Ao todo, entre 1 de janeiro de 2019 e 31 de agosto de 2021, foram deferidos 28.704 auxílios. O número é mais que o dobro do que foi ofertado entre 2016 a 2018.

A diretora primeira secretária da CAA/MG, Mariana Tavares, responsável pelo Serviço Social, determinou que o Departamento, composto por oito assistentes sociais, focasse em soluções humanizadas. “Escutamos os advogados e advogadas que passam por necessidades. Por isso, reajustamos os benefícios em 10%. Os valores permaneciam congelados há anos. Vivemos um momento em todos os itens básicos de subsistência aumentaram, por isso elevamos o valor dos auxílios”. 

De acordo com o presidente licenciado da CAA/MG, Luís Cláudio Chaves, a gestão da entidade, entre 2019 e 2021, se voltou para a única finalidade da instituição que é de assistir e promover o bem estar social dos inscritos na OAB/MG. “Somente em projetos criados durante a pandemia foram investidos mais de R$10 milhões. Desde de atendimento médico e psicológico, a cartão alimentação até auxílios pecuniários que ajudaram os advogados a arcar com as despesas médico-hospitalares”, afirma Luís Cláudio.

Mas não foi tarefa fácil implementar medidas de austeridade administrativa. O presidente em exercício da CAA/MG, Vicente Ribeiro, destaca a criação do Portal da Transparência no site www.caamg.org.br, que demonstra todas as despesas e receitas quase em tempo real. “A iniciativa indica o zelo da administração com as contas e o cuidado em realizar investimentos em benefícios, auxílios e projetos que contribuem com pleno exercício da advocacia.”

Fonte: O tempo

Publicidade

Mais notícias

Compartilhe: