Conectado por



Nacional

Anvisa registra mais um caso do surto de “superfungo” Candida auris no Brasil


Compartilhe:

Publicado por

em

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) confirmou, nesta sexta-feira (14), um segundo caso do terceiro do “superfungo” Candida auris, em Recife, Pernambuco. Antes, na terça, um caso foi registrado no mesmo hospital do Sistema Único de Saúde (SUS) da cidade.

No texto do alerta oficial, o órgão explica que, no último dia 3, recebeu uma notificação de suspeita de manifestação do ‘superfungo’ em uma paciente de 60 anos e um paciente de 67 anos. Os dois, assim como a unidade de saúde onde estavam internados, não foram identificados. 

“É importante esclarecer que, apesar de no momento haver só um caso confirmado e outro em análise no Brasil, pode-se considerar que há um surto de Candida auris porque a definição epidemiológica de surto abrange não apenas uma grande quantidade de casos de doenças contagiosas ou de ordem sanitária, mas também o surgimento de um microrganismo novo na epidemiologia de um país ou até de um serviço de saúde – mesmo se for apenas um caso”, destaca.

A agência pontua que desde a identificação do primeiro caso no Brasil adotou medidas de controle e precaução. “A Coordenação Estadual de Prevenção e Controle de Infecção de Pernambuco foi notificada a respeito do caso suspeito, realizou visita técnica ao hospital e está prestando orientações, monitorando o surto e apoiando as ações de prevenção e controle de infecção”, afirma.

Fonte: O tempo

Publicidade

Mais notícias

Compartilhe: