Conectado por



Geral

Alta nos preços é desafio para famílias de baixa renda


Compartilhe:

Publicado por

em

A inflação no Brasil deve fechar o ano de 2021 em mais de 10% pelo INPC, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor. A alta nos preços — principalmente nos gastos essenciais, como moradia, alimentação e transporte — apresenta um verdadeiro desafio para os trabalhadores de baixa renda gerenciarem o orçamento familiar.

Todos os anos, o salário mínimo é reajustado com, pelo menos, o valor da inflação, segundo determina a Constituição Federal.

Apesar do reajuste no índice da inflação, o professor de finanças Edson Zedebski afirma que o salário mínimo está sofrendo uma significativa defasagem por conta de dois fatores: a falta de aumento real, e a alta contínua dos preços.

O professor disse, ainda, que não existe uma fórmula para garantir que as famílias sobrevivam o mês inteiro com um salário mínimo, até porque cada família vive uma realidade diferente. No entanto, algumas dicas básicas servem para todos os casos — como não gastar mais do que ganha, criar metas e objetivos financeiros, definir limites para os gastos, comprar à vista sempre que possível, e tomar cuidado com o cartão de crédito.

Dentre os gastos variáveis, aquele que pode permitir uma economia maior por parte das famílias são as compras de mantimentos — como alimentos e produtos de limpeza. Além da recomendação óbvia de comparar preços para comprar a marca mais barata, o professor Edson Zedebski deu mais algumas dicas para aumentar a economia na hora do supermercado. Produtos nas feiras pode ser mais em conta, no caso dos produtos de limpeza as vezes compensa comprar o produto em embalagens grandes e distribuir em potes menores.

Depois que as famílias conseguirem diminuir as despesas domésticas, o professor Edson Zedebski recomenda, ainda, que uma parte do salário seja guardada todos os meses. Mesmo que o valor seja pequeno. O objetivo dessa reserva é dar uma margem de segurança para cobrir os gastos imprevistos, evitando, assim, que as famílias precisem se endividar.

Economia Rio de Janeiro 20/12/2021 – 20:15 Jacson Segundo / Beatriz Arcoverde Daniel Ito – Repórter da Rádio Nacional Inflação INPC segunda-feira, 20 Dezembro, 2021 – 20:15 3:18

Fonte: Ag. Brasil

Publicidade

Mais notícias

Compartilhe: