Conectado por

DJ90

Nacional

Abaixo do ideal, isolamento social em São Paulo cresce no domingo para 59%

Publicado por

em

O índice de isolamento social no Estado de São Paulo voltou a ficar em 59% no domingo, 19, mesmo índice atingido nos últimos quatro fins de semana, segundo dados divulgados pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico e Social nesta segunda-feira, 20.

Desde o dia 5 de março, quando esse monitoramento começou a ser feito, em nenhum dia essa taxa ultrapassou 59% de adesão, teto registrado até o momento. Mas esse é um valor abaixo do que é considerado ideal pelas autoridades de saúde paulistas, que afirmam ser necessário que 70% da população atenda aos pedidos para ficar em casa para conseguir retardar a disseminação do novo coronavírus sem levar ao colapso o sistema de saúde.

Na capital paulista, esse índice foi um pouco menor, 58%. Indica que menos pessoas respeitaram o distanciamento do que nos fins de semana dos dias 29 de março e 5 de abril, quando a taxa foi de 58%.

O dado é fornecido ao governo pelas companhias de telefonia Tim, Oi, Vivo e Claro, que detectam a localização das pessoas por meio dos telefones celulares. Governo e empresas dizem que o processo é feito de forma agregada, sem que seja possível coletar informações pessoas dos cidadãos.

Fonte: Exame