Geral
Defesa Civil Nacional reconhece 11 cidades em situação de emergência
Onze cidades brasileiras tiveram a situação de emergência reconhecida pela Defesa Civil Nacional devido a desastres naturais ocorridos nos últimos dias. O reconhecimento foi publicado no Diário Oficial da União desta quinta-feira.

A maioria dos municípios enfrenta dificuldades por conta das chuvas intensas. Essa é a situação de Paulo Jacinto, em Alagoas; Ribeira do Pombal, na Bahia; Ielmo Marinho, no Rio Grande do Norte; Xexéu e Itaíba, em Pernambuco; Santa Rosa de Lima e Santa Rosa do Sul, em Santa Catarina.
O município de Anori, no Amazonas, entrou em situação de emergência por causa de inundações. Por outro lado, as cidades de Muquém do São Francisco, na Bahia, e de Monsenhor Tabosa, no Ceará, passam por um período de estiagem. No Piauí, o município de Paulistana enfrenta a seca, que é uma ausência de chuvas mais longa do que a estiagem.
Os municípios que têm a situação de emergência reconhecida pela Defesa Civil Nacional podem solicitar recursos do Ministério do Desenvolvimento Regional para atender a população afetada. Com isso, as prefeituras têm mais condições de restabelecer os serviços essenciais e reconstruir a infraestrutura pública que tenha sido danificada.
Para solicitar o reconhecimento desse tipo de situação, os agentes municipais devem utilizar o sistema S2iD — que é o Sistema Integrado de Informações sobre Desastres. A plataforma é online e está disponível no endereço s2id.mi.gov.br.
Geral Brasília 21/07/2022 – 19:01 Leila Santos / GT Passos Daniel Ito – Repórter da Rádio Nacional Situação emergencia Defesa Civil quinta-feira, 21 Julho, 2022 – 19:01 102:00
Fonte: Ag. Brasil


