Geral
Pará vai punir quem desrespeitar lockdown a partir de domingo (10)
O estado do Pará começa a punir quem desrespeitar o lockdown em dez municípios a partir deste domingo (10).
As medidas de restrição de circulação em sete cidades da Região Metropolitana de Belém e outras três do interior paraense começaram na quinta-feira, com a população que saiu de casa sendo orientada e advertida sobre as regras mais duras de isolamento social.
A restrição ocorreu para tentar diminuir a contaminação da população pelo novo coronavírus.
As pessoas só podem sair de casa se for para ir ao supermercado, farmácia, banco e lojas de material de construção, por exemplo. Trabalhadores das atividades autorizadas e os profissionais de saúde, limpeza urbana e transporte têm trânsito livre.
A entrada e saída das cidades também estão controladas.
O secretário de Segurança Pública, Ualame Machado, alerta que, a partir de 9 de maio, os agentes estaduais e municipais passarão a atuar com maior rigidez.
Nos locais onde o funcionamento não foi proibido – como supermercados, agências bancárias e feiras – agentes atuarão para garantir o distanciamento mínimo de um metro entre as pessoas.
A fiscalização nas principais feiras da Região Metropolitana de Belém, como o Ver-o-peso, serão intensificadas neste final de semana. As pessoas serão orientadas a se deslocar somente quando houver necessidade, usar máscara de proteção, além de ir apenas uma pessoa do núcleo familiar fazer as compras com brevidade, retornando para a casa em um curto período de tempo.
A visitação aos cemitérios, inclusive neste Dia das Mães, está proibida.
Fonte: Ag. Brasil