Conectado por

Saúde

Universitários realizam ações educativas em unidades de saúde na capital


Compartilhe:

Publicado por

em

Diversas unidades de saúde, receberam ações educativas realizadas por universitários da área, com o objetivo de preparar os alunos do curso de Enfermagem para serem agentes de transformação, unindo ciência e cuidado humanizado para beneficiar a sociedade. Cada estudante avaliou o setor do seu estágio e buscou contribuir com a educação e saúde dos pacientes, acompanhantes e profissionais. 

Andréia Freitas, aluna do 10º período e estagiária no Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, no setor de Centro Obstétrico, teve a oportunidade de orientar as mulheres grávidas internadas para tratamento de complicações na gestação e as que estão no pós-parto. “Foquei na importância dos cuidados com o coto umbilical e elaborei folhetos sobre como realizar a higienização, os materiais necessários para o curativo e como identificar se ele está infeccionado. Fiquei feliz por ter levado informações tão relevantes e ter colocado em prática o que aprendi na teoria. É gratificante proporcionar bem-estar aos pacientes”, afirmou. 

Já na Central de Material Esterilizado, uma das alunas trabalhou sobre a infecção cruzada. Ela fez um folder para os profissionais e os orientou, frisando a necessidade de haver, por exemplo, lavagem das mãos, necessidade de roupas adequadas no setor, entre outros detalhes. Além disso, explicou que o profissional do ambiente sujo deve evitar entrar na área limpa.

“A educação permanente é essencial para o desenvolvimento profissional na enfermagem, garantindo um cuidado de qualidade em um mundo em constante mudança. Além de ser um compromisso ético com a atualização de conhecimentos e práticas baseadas em evidências, fortalece a confiança do paciente no profissional e promove uma assistência eficaz e humanizada. Já a educação em saúde capacita pacientes e famílias, incentivando hábitos saudáveis, autonomia e melhores desfechos”, explicou Raire Cristine, professora do curso de Enfermagem da UNAMA Porto Velho. 

 

Publicidade

Mais notícias

Compartilhe: