Conectado por

Geral

5G será ativado na cidade de São Paulo nesta quinta-feira (04)

A partir desta quinta-feira (04), o 5G começa a ser ativado na cidade de São Paulo. A decisão foi anunciada pela ANATEL, a Agência Nacional de Telecomunicações.

Pela licitação feita no ano passado, as operadoras teriam que ativar 462 estações com o sinal 5G na cidade até 29 de setembro.

Mas hoje já são quase 1400 pedidos de licenciamento na faixa do 5G. O total corresponde a quase o triplo de antenas que deveriam ser instaladas na cidade até o final do ano.

Isso vai permitir antecipar a chamada limpeza do espectro, o funcionamento do 5G puro.

O sinal vai começar a funcionar em alguns bairros, principalmente no Centro Histórico da cidade e na Avenida Paulista. Regiões que vão ter o maior número de antenas nesse primeiro momento. Depois o sinal vai sendo ampliado para outros bairros.

Na última quinta-feira, a ANATEL já tinha autorizado a antecipação do 5G nas cidades de Belo Horizonte, João Pessoa e Porto Alegre.

Em julho a nova tecnologia começou a funcionar aí em Brasília. Pelo cronograma original da ANATEL, a instalação da nova tecnologia em todo o país só deve ser concluída em 2030.

A velocidade de conexão do 5G pode chegar a ser até 20 vezes maior que a do 4G.

Mas enquanto a tecnologia avança o Brasil ainda precisa enfrentar a exclusão digital. Segundo o Núcleo de Coordenação do Ponto.BR cerca de 35 milhões de brasileiros não tem qualquer acesso à internet.

Geral São Paulo 02/08/2022 – 17:59 Roberto Marques Piza / Guilherme Strozi Eliane Gonçalves – Repórter da Rádio Nacional 5G São Paulo internet terça-feira, 2 Agosto, 2022 – 17:59 97:00

Fonte: Ag. Brasil

Mais notícias