Nacional
Temporal provoca alagamentos em Petrópolis; veja vídeos
Um forte temporal atingiu Petrópolis, cidade da região serrana do Rio de Janeiro, na tarde desta terça-feira (15), causando inundações, enxurradas e deslizamentos.
Segundo informações preliminares da Defesa Civil estadual, ao menos uma pessoa morreu e outras três foram soterradas.
O governador Cláudio Castro (PL) cancelou sua agenda e está a caminho do município para acompanhar os trabalhos do Corpo de Bombeiros e de outros órgãos estaduais.
Até as 20 horas, 120 bombeiros do quartel da cidade estavam nas ruas e 60 militares seguiam em deslocamento para Petrópolis.
A galera mandando uns videos tensos hoje. Vou falar que eu não vejo uma chuva tão braba em Petrópolis tem mais de uma década. pic.twitter.com/7iF6mppOgH
— Rafael Schmidt (@rafael_schmup) February 15, 2022
O governo informou que oito ambulâncias estão sendo enviadas para a cidade para atuar no socorro às vítimas. Dez aeronaves foram disponibilizadas para chegar à cidade na manhã desta quarta-feira (16).
O 26º BPM (Petrópolis) atua em apoio na operação na cidade em auxílio a órgãos municipais.
Às 22h, haverá uma reunião no quartel de Petrópolis com órgãos do governo do estado para discutir a ajuda e intensificar as ações de salvamento.
O prefeito da capital, Eduardo Paes (PSD), afirmou que pôs toda a estrutura do município à disposição do prefeito de Petrópolis, Rubens Bomtempo (PSB-RJ), para auxiliar nas operações.
Nas redes sociais, Bomtempo disse que tinha acabado de chegar a Brasília quando ficou sabendo das chuvas e que por volta das 22h já estaria de volta a Petrópolis.
Ele afirmou que ligou para empresas e empreiteiros pedindo máquinas, caminhões e pessoal para auxiliar na recuperação da cidade.
“Quero dizer para o nosso povo aguentar firme, que se Deus quiser essa chuva vai passar, a gente vai conseguir dar uma resposta”, disse.
Previsão é de mais chuvas em Petrópolis nesta quarta
Segundo a Climatempo, a previsão para esta quarta-feira (16), em Petrópolis, é de mais chuva, com volume pluviométrico acumulado de 25 mm. Isso significa que o município deve receber pelo menos 25 litros de água acumulados sobre uma superfície de área equivalente a 1 metro quadrado.
A temperatura deve variar entre a mínima de 16ºC e máxima de 25ºC.
#Petropolis pic.twitter.com/0eTewZ0fqY
— Fábio Stephano (@fabiostephano_) February 15, 2022
a chuva castiga Petrópolis mano, que aflição pic.twitter.com/DCFnknSDM8
— Raquelina plantinha 🌿🌺 (@faz_a_raquel) February 15, 2022
As enchentes chegaram em Petrópolis pic.twitter.com/P1xCN1FHLx
— Cássio Maciel 🏳️🌈🎭♋ (@GarotoKarioca) February 15, 2022
Fonte: O tempo