Geral
Seminário sobre empregabilidade da comunidade trans será transmitido ao vivo pela internet
Nesta quarta-feira (25/1) o Comitê Interinstitucional de Equidade de Gênero, Raça e Diversidade, das 8h às 12h e 14h às 18h, o seminário “Empregabilidade de Pessoas Travestis, Transexuais e Homens Trans: Direitos e Desafios”, no auditório do edifício-sede do Tribunal de Justiça de Rondônia.
O evento é gratuito e aberto para a comunidade em formato presencial. Quem não for da capital ou não puder participar diretamente no local será contemplado com a transmissão ao vivo pelo canal do TJRO no Youtube (https://www.youtube.com/
Programação – Alusivo ao Dia da Visibilidade da Pessoa Travesti e Transexual, a programação está dividida em duas etapas. A primeira, na parte da manhã, contará com exposição de grupos ativistas e instituições públicas com explanação sobre a atuação relativa à temática. Já o período da tarde será destinado à elaboração de uma carta de recomendação às empresas e instituições locais para melhorar a empregabilidade LGBTQIAP+, em especial de pessoas travestis e transexuais.
Manhã
Karen de Oliveira Diogo – Grupo Comcil
Tema: Desafios da População TT
Ilma Bezerra Lopes – Mães pela Diversidade
Tema: Relato de uma mãe de homens trans
Rogério Teles da Silva – OAB/RO
Tema: Direitos da População LGBTQIAP+
Carlos Alberto Lopes de Oliveira – MPT
Tema: Atuação do MPT para garantir a empregabilidade trans
Tarde
Definição de enunciados, elaboração da Carta de Recomendação, leitura e aprovação para envio às instituições municipais e estaduais do Sistema Nacional de Emprego – SINE.
Inscrições – As inscrições estão abertas e podem ser realizadas no site da Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (Emeron): https://webapp.tjro.jus.br/
Realização – O Comitê Gestor da Política Interinstitucional de Equidade de Gênero, Raça e Diversidade é composto pelo Ministério Público de Rondônia, Tribunal de Justiça de Rondônia e Tribunal Regional de Trabalho da 14ª Região (RO e AC).
A realização do seminário conta com o apoio do Grupo Comunidade Cidadã Livre (Comcil), Ministério Público do Trabalho em Rondônia e Acre, Comissão da Diversidade Sexual e de Gênero LGBTQIAP+ da OAB/RO e Defensoria Pública do Estado de Rondônia.