Conectado por
Rondônia, quarta, 02 de outubro de 2024.




Nacional

Rússia x Ucrânia: Itamaraty vai disponibilizar trem para evacuar brasileiros


Compartilhe:

Publicado por

em

A embaixada do Brasil na Ucrânia, localizada na capital Kiev, informou por meio do grupo do Telegram, nesta sexta-feira (25), que sairá um trem da Estação Central de Kiev, com destino à cidade de Chernivtsi, que fica no oeste ucraniano.

O veículo foi obtido pelo Itamaraty e vai comportar um grupo de 70 brasileiros e latino-americanos registrados na embaixada brasileira. A prioridade será dada a mulheres, crianças e idosos.

Na mensagem divulgada no grupo do Telegram da embaixada, consta que “os cidadãos que decidirem escolher essa viagem o farão por conta e risco próprio”.

“A embaixada terá condições mínimas de prestar ajuda durante o trajeto até a fronteira com a Romênia, embora esteja sendo negociada a possibilidade de que o Conselho Regional de Chernivtsi ofereça transporte até a fronteira”, continua a mensagem.

O Ministério das Relações Exteriores também vai enviar oito diplomatas para reforçar o consulado da embaixada do Brasil em Kiev, capital da Ucrânia, segundo informações divulgadas nesta sexta-feira.

O objetivo é dar apoio ao plano de evacuação dos cerca de 500 brasileiros que se encontram em território ucraniano, que enfrenta uma guerra com a Rússia desde a madrugada da quinta-feira (24).

O governo do presidente Jair Bolsonaro (PL) ainda analisa um plano de contingência para repatriar os brasileiros por meio do envio de um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) aos países vizinhos à Ucrânia.

Durante coletiva de imprensa no Palácio do Itamaraty, Leonardo Gorgulho, embaixador e secretário de Comunicação e Cultura do Ministério das Relações Exteriores, informou que ainda não há condições de fazer o resgate dos brasileiros diretamente na Ucrânia devido ao fechamento do espaço aéreo naquele país.

O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar as notícias dos Três Poderes  
 

Fonte: O tempo

Publicidade
QUEIMADAS - GOVERNO RO

Mais notícias

Compartilhe: