Conectado por
Rondônia, terça, 02 de julho de 2024.




Geral

Retirada de invasores na Terra Indígena Karipuna é realizada pelo Governo Federal


Compartilhe:

Publicado por

em

O Governo Federal iniciou, na última semana, uma operação de retirada de invasores da Terra Indígena (TI) Karipuna, localizada entre os municípios de Porto Velho e Nova Mamoré, em Rondônia.

Segundo o governo, o território enfrenta ameaças devido às atividades ilegais de madeireiros e garimpeiros, que exploram os recursos naturais, contaminam os rios, colocam em risco a saúde da população local e ameaçam a cultura e a organização social dos povos indígenas.

A ação pretende retirar os grupos invasores de terras indígenas de forma pacífica e reintegrar as terras da União com o apoio de órgãos, como Ministério da Justiça e Segurança Pública, a Força Nacional, a Polícia Federal e a Polícia Rodoviária Federal.

operação inclui a destruição de instalações e acessos para prevenir reocupações de invasores, entre outras medidas. Será feito também um monitoramento contínuo e um plano de sustentabilidade em parceria com o Ministério dos Povos Indígenas e o Ministério da Defesa.

A TI Karipuna tem cerca de 153 mil hectares. No local vive um povo: os Karipuna de Rondônia. Devido ao histórico de extermínio, são comunidades pequenas, compostas, em maior parte, por jovens que estabelecem relações de trabalho nos distritos e vilas de Porto Velho, de acordo com o governo.

Publicidade

Mais notícias

Compartilhe: