Conectado por
Rondônia, sexta, 11 de outubro de 2024.




Geral

Quanto mais cedo o diagnóstico maior chance de cura do câncer infantil


Compartilhe:

Publicado por

em

Helena Severo tem quatro anos e já passou quase a metade da vida entre idas e vidas do hospital. A menina foi diagnosticada com leucemia em 2019. A doença que afeta os glóbulos brancos e a que atinge o sistema linfático são os tipos de câncer mais comum em crianças.

E o câncer é a principal causa das mortes na faixa etária que vai de um a 19 anos, com  8% dos óbitos registrados entre crianças e adolescentes no país.

Os profissionais de saúde aproveitam o dia Mundial de Combate ao Câncer Infantil, celebrado neste 23 de novembro, para lembrar que quanto mais cedo é o diagnóstico, maiores são as chances de cura e, por isso, não dá para desprezar os sinais, como alertou Cecília Costa, chefe da oncologia pediátrica do Hospital AC Camargo em São Paulo, referência no tratamento de câncer.

A boa notícia é que, hoje, as chances de sucesso no tratamento variam de 70% a 80%, índices bem mais altos que em adultos. Pedro Severo, pai de Helena, já comemora os primeiros fios de cabelo que voltaram a crescer no cabeça da filha.

A perspectiva para Helena é manter um acompanhamento médico pelos próximos dez anos, mas sem precisar passar tanto tempo entre a casa e hospital. O impacto na vida da família de agricultores de Venâncio Ayres, no interior do Rio Grande do Sul, foi tão grande que foi preciso fazer campanhas na internet para arcar com os custos gerados pela doença. É que os resultados do tratamento tem relação direta com o local onde ele é feito. Em hospitais não especializados, o índice de cura pode cair para 50%. No caso de Helena, a família teve que se afastar de casa e do trabalho para buscar ajuda em Porto Alegre.

Saúde São Paulo 23/11/2021 – 22:22 Eliane Gonçalves – Repórter da Rádio Nacional Dia Mundial de Combate ao Câncer Infantil terça-feira, 23 Novembro, 2021 – 22:22 2:48

Fonte: Ag. Brasil

Publicidade
QUEIMADAS - GOVERNO RO

Mais notícias

Compartilhe: