Conectado por
Rondônia, segunda, 16 de setembro de 2024.




Geral

Projeto Jovem Empreendedor Cultural trará oficinas para públicos diversos visando alcançar estudantes da rede pública de ensino


Compartilhe:

Publicado por

em

Lançado oficialmente na última quarta-feira (29), no Espaço de Eventos Bem Dita Praia em Porto Velho, o projeto que visa trazer para o público diversos mecanismos de acesso à cultura a partir de um grande festival e por meio de suas diversas oficinas artísticas e ações formativas, o “Projeto Jovem Empreendedor Cultural”, visa democratizar o acesso da cultura aos jovens e fomentar a economia criativa do município.


O Projeto Jovem Empreendedor Cultural tem como objetivo levar cursos que vão alcançar centenas de jovens estudantes de escolas públicas, com formação em áudio visual, artes plásticas, música, dança, teatro e fotografia gratuitamente durante os meses de abril a setembro em Porto Velho. No lançamento estiveram presentes diversas personalidades, diretores de escolas públicas estaduais, os professores dos cursos de artes, e a imprensa.


O idealizador do projeto, Márcio Pinheiro, falou da felicidade de voltar a produzir cultura na cidade em que nasceu, fazendo uma síntese sobre os ideais do “Jovem Empreendedor Cultural”, e a importância do slogan “Nenhum de nós é tão bom, quanto todos nós juntos”!


As oficinas serão ministradas nas escolas contempladas com o projeto, assim como a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Major Guapindaia, Getúlio Vargas, Rio Branco, Eduardo Lima e Silva, João Bento e Ulisses Guimarães.


Diversas instituições apoiam e patrocinam o projeto, bem como o Ministério da Cultura, Governo Federal, Volvo, Ipiranga, Lei de Incentivo à Cultura, e media partners da Band TV, Site Rondoniaovivo, TV Caboquinho, Rádio Rondônia e GuiaPVH.


Dentre as atividades resultantes das oficinas oferecidas no projeto terá a realização do Festival Escola Show, com apresentações musicais, artes cênicas e exposições de arte visuais.
Com as oficinas realizadas pelo Jovem Empreendedor, espera-se que entre as atividades seja atingido um público de cerca de 5 (cinco) mil pessoas entre estudantes e público em geral.

Sobre o objetivo Geral:
a) Divulgar e incentivar o processo criativo em arte e cultura entre jovens estudantes;
b) Fomentar a integração entre artistas iniciantes e o público;
c) Capacitar jovens para que possam atuar no setor cultural;
d) Promover o debate entre criadores culturais e os jovens;
e) Integrar jovens de diversas unidades educacionais através da arte e da cultura.

Objetivos Específicos:
Realizar o Festival Escola Show, o qual contará com as atividades resultantes das oficinas
oferecidas, sendo elas apresentações musicais, artes cênicas e exposições de arte visuais.
O projeto visa oferecer oficinas de teatro, música, fotografia, formação audiovisual, artes
plásticas e produção cultural. Espera-se atingir 1.000 pessoas.
Produto: Contrapartida Social

A equipe de cultura do projeto conta com os professores Rodrigo Caboquinho, professor de áudio visual, Mike Oliveira, artes plásticas, Joysse Cunha, professora de dança, Uendel França, professor de música e o professor Josivaldo de fotografia.
Os coordenadores explicam que os alunos interessados devem procurar as secretarias das escolas ou acessar as redes sociais do projeto, como o Facebook, Instagram, Jovem Empreendedor Cultural e fazer suas inscrições.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
QUEIMADAS - GOVERNO RO

Mais notícias

Compartilhe: