Geral
Projeto inovador ensina a arte da fotografia para pessoas cegas
Um projeto inovador no Espírito Santo está ensinando a arte da fotografia para pessoas cegas. A partir de um projeto piloto realizado em 2021 com dois artistas cegos, o Coletivo Cia Poéticas da Cena Contemporânea, que trabalha com pessoas com deficiência desde 2019, criou a primeira escola de fotografia para pessoas com deficiências visuais no Brasil, a Escola de Fotógrafos Cegos.

A partir deste mês, 12 pessoas com cegueira total vão aprender a clicar e compreender a estética contemporânea da fotografia. A coordenadora do projeto, a encenadora, cineasta e videoartista, Rejane Arruda, contou que a inspiração veio da atuação de fotógrafos profissionais cegos, como João Maia, que por duas vezes cobriu as paraolimpíadas. Rejane explica que a metodologia de ensino para os alunos é baseada em linguagem e descrição.
A aluna Maria Trancoso disse que aprender a fotografar é desafiador. Já Sayonara Reis está ansiosa para fazer muitas fotos.
No começo, os alunos vão precisar do acompanhamento dos professores, mas o objetivo é que eles ganhem cada vez mais autonomia. O curso tem duração de oito meses.
Ao final, será realizada a exposição “Quando Fecho os Olhos Vejo Mais Perto”, que será exibida em maio do ano que vem, quando 32 fotos impressas em cubos de grande dimensão vão ser espalhadas em um parque da capital, Vitória.
Cultura Brasília 25/08/2022 – 22:47 Raquel Mariano / Beatriz Arcoverde Fabiana Sampaio – Repórter da Rádio Nacional Curso de fotografia para cegos inclusão quinta-feira, 25 Agosto, 2022 – 22:47 2:40
Fonte: Ag. Brasil


