Conectado por

Rondônia, sexta, 01 de novembro de 2024.


Geral

Projeto avalia autonomia financeira para Museu Nacional


Compartilhe:

Publicado por

em

Como captar recursos, dialogar com a sociedade civil e buscar caminhos para uma gestão financeira eficiente? Estes são alguns dos temas discutidos durante apresentação virtual, realizada nesta terça-feira, pelo Projeto Museu Nacional Vive.

Em setembro de 2018, houve um incêndio de grandes proporções, que destruiu parte das obras de arte. O museu deve ser reinaugurado no ano que vem, mas a Universidade Federal do Rio de Janeiro, responsável pela instituição, já pensa em como garantir autonomia financeira.

Durante o encontro, a chefe do Departamento de Desenvolvimento Urbano, Patrimônio e Turismo do BNDES, Luciane Gorgulho, ressaltou que engajar a sociedade e construir relações de confiança são elementos essenciais no processo de planejamento de ações que assegurem a sustentabilidade financeira das instituições culturais.

Ao falar sobre a construção de um Centro de Visitação e Educação do Museu Nacional, o antropólogo Luiz Fernando Dias Duarte, presidente da Associação de Amigos do Museu destacou a importância do novo modelo de governança que faz parte da reconstrução do Museu Nacional que fica na Quinta da Boa Vista, zona norte da cidade, e que teve suas instalações atingidas por um incêndio, em setembro de 2018.

Fundado por Dom João VI, em 1818, o Museu Nacional é a mais antiga instituição científica do Brasil,  voltada à pesquisa e à memória da produção do conhecimento. 

Cultura Após incêndio em 2018, museu deve ser reinaugurado no ano que vem Rio de Janeiro Museu Nacional recupera imagens do Fundo Bertha Lutz 06/07/2021 – 19:33 Raquel Mariano e Luiz Claudio Ferreira Solimar Luz, da Rádio Nacional Museu Rio de Janeiro terça-feira, 6 Julho, 2021 – 19:33 2:51

Fonte: Ag. Brasil

Publicidade
QUEIMADAS - GOVERNO RO

Mais notícias

Compartilhe: