Geral
Programa pretende levar água tratada e saneamento ao Cariri Ocidental
Foi lançado, nesta segunda-feira, em Brasília o projeto Mulheres: Saúde Ambiental e Saneamento Rural, com o objetivo de promover políticas públicas relacionadas à água e ao saneamento para as populações mais atingidas por esse problema. O foco é principalmente mulheres que vivem em regiões de seca e de difícil acesso à água tratada. O projeto piloto vai ter início em 18 municípios do Cariri Ocidental, na Paraíba.

A iniciativa é da Organização de Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura no Brasil (OEI) e do Ministério da Saúde, por meio da Fundação Nacional de Saúde (Funasa). As ações serão realizadas em parceria com o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Cariri Ocidental (Cisco).
Para se ter uma ideia da importância da água e do saneamento, dados do Sistema Único de Saúde revelam que, em 2019, ocorreram 273 mil internações em hospitais da rede pública por causa de doenças causadas por água não tratada ou contaminada. De acordo com o Ministério da Saúde, o acesso pleno ao saneamento pode reduzir em 63,4% a incidência de doenças ginecológicas em mulheres com idade entre 12 e 55 anos.
*Com informações da Agência Brasil.
Saúde Brasília 12/09/2022 – 23:50 Agência Brasil Beatriz Arcoverde* – Editora da Radioagência Nacional projeto Mulheres: Saúde Ambiental e Saneamento Rural Cariri Ocidental segunda-feira, 12 Setembro, 2022 – 23:50 1:36
Fonte: Ag. Brasil


