Conectado por
Rondônia, quinta, 19 de setembro de 2024.




Geral

PMs de São Paulo vão usar câmeras nos uniformes


Compartilhe:

Publicado por

em

O governo anunciou que vai comprar 2,5 mil câmeras que vão funcionar afixadas nos uniformes dos policiais que estiverem atuando com o público.

 

O edital de licitação internacional deve ser publicado nessa quinta-feira (23) no Diário Oficial.

 

A decisão de comprar o equipamento vem depois de uma série de escândalos envolvendo abusos da Polícia Militar no estado, como a cena em que um policial pisa no pescoço de uma senhora negra.

 

Também acompanha o crescimento na letalidade policial do estado.

 

Segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, entre janeiro a abril deste ano, o número de mortes provocadas pela polícia cresceu 31% no Estado de São Paulo. E o índice já era alto. Em 2019, de cada 5 pessoas assassinadas, uma foi em ação da PM.

 

No anúncio da medida, o governador João Dória disse que a ideia é coibir abusos e que as câmeras vão funcionar sem interrupção.

 

 

Mas na hora de detalhar o projeto, o secretário-executivo da Polícia Militar do estado, Coronel Camilo, disse que não é bem assim: as câmeras vão ser acionadas quando o policial quiser e que vão ajudar a registrar a boa atuação da corporação.

 

As imagens captadas vão ser salvas em nuvem e ficam à disposição da própria polícia militar e só podem ser acessadas por outras pessoas por determinação judicial.

 

Outras 585 câmeras doadas por uma empresa privada já começam a ser usadas nos uniformes da PM a partir do dia 1º de agosto.

 

A Polícia Militar no estado tem 85 mil policiais. Apenas os que estão na área operacional vão usar o equipamento..

Fonte: Ag. Brasil

Publicidade
QUEIMADAS - GOVERNO RO

Mais notícias

Compartilhe: