Conectado por

Rondônia, quarta, 09 de setembro de 2026.


Cotidiano

Pioneira de Rondônia é homenageada em Brasília na abertura da campanha para a Copa do Mundo Feminina de 2027

Compartilhe:

Publicado por

em

A história do futebol feminino brasileiro foi destaque no desfile de 7 de setembro, em Brasília, que também marcou ações de divulgação da Copa do Mundo Feminina de 2027, que será realizada no Brasil. Entre as homenageadas estava Elissandra Regina Cavalcante, a Nenê, moradora de Porto Velho, em Rondônia, e única pioneira representante da Região Norte no evento.

Nenê fez parte da Seleção Brasileira, disputou a Copa do Mundo de 1995, participou da conquista da primeira classificação do futebol feminino brasileiro para os Jogos Olímpicos e integrou a equipe que terminou o Mundial de 1999 em terceiro lugar.

A homenagem reuniu atletas das primeiras gerações da Seleção, especialmente das equipes de 1988, 1991 e 1995, que enfrentaram preconceito, falta de estrutura e poucas oportunidades para ajudar a construir o futebol feminino no país. “Antes dessa nova geração, existiram as pioneiras. Foram mulheres que vestiram a camisa, honraram e defenderam a Seleção com muita garra, vontade e coragem”, destacou Nenê.

Agradecimento à Formiga

A ex-jogadora também fez questão de agradecer Miraildes Maciel Mota, a Formiga, atualmente diretora de Políticas de Futebol e de Promoção do Futebol Feminino do Ministério do Esporte. Para Nenê, Formiga teve a sensibilidade de reunir pioneiras de diferentes regiões e clubes, inclusive atletas que hoje estão esquecidas pelo país.

“Quero agradecer à Formiga por essa oportunidade. Ela teve a sensibilidade de buscar essas atletas e colocar novamente essas mulheres na história. Sem discriminação de região ou de time, resgatando as três gerações que iniciaram essa luta pelo futebol feminino”, afirmou.


Para Nenê, a homenagem representa uma passagem de bastão para as novas gerações.
“Hoje temos uma nova missão, buscar o nosso primeiro título mundial. E seria maravilhoso conquistar essa vitória aqui, no nosso Brasil”, disse.

Ao representar Rondônia e a Região Norte, Nenê reforça que a história do futebol feminino brasileiro foi construída por mulheres de diferentes lugares do país, e que antes da nova geração, houve pioneiras que tiveram coragem de chegar primeiro.

Texto: Jean Carla Costa
Foto: Nenê

Compartilhe: