Conectado por
Rondônia, sábado, 28 de setembro de 2024.




Geral

Pesquisadores comprovam fóssil de mamífero mais antigo do mundo


Compartilhe:

Publicado por

em

Pesquisadores brasileiros fizeram uma importante descoberta sobre a vida animal na terra. Por meio de um estudo inovador, eles conseguiram provar a existência do fóssil de mamífero mais antigo do mundo, que habitava a região do Rio Grande do Sul há pelo menos 225 milhões de anos, o Brasilodon.

Até então, os paleontólogos classificam os mamíferos a partir dos ossos encontrados no ouvido. Pela nova pesquisa, do ex-dentista Sérgio Cabreira, não foi o ouvido, mas sim a dentição o que permitiu afirmar que um fóssil achado no sul do Brasil em 2003 era um mamífero.

O pesquisador César Schultz, que também participou da descoberta, explicou como os dentes podem denunciar que o fóssil era de um mamífero.

O resultado dessa pesquisa antecipa em 25 milhões de anos o surgimento dos mamíferos na terra. Ou seja, os animais que amamentam os filhotes não teriam surgido na era Jurássica, como se imaginou até então, mas sim na era Triássica.

O paleontólogo César Schultz destaca que a descoberta realizada na Universidade Federal do Rio Grande do Sul aumenta a importância do Sul do Brasil para o estudo das espécies.

Com 20 centímetros e pesando cerca de 15 gramas, o Brasilodon cabe na palma da mão e se parece com um pequeno rato. Encontrado pela primeira vez em 2003, no município de Faxinal do Soturno, região central do Rio Grande do Sul, o Brasilodon pode mudar, para sempre, a forma de se identificar um mamífero a partir de um fóssil.

Pesquisa e Inovação Brasília 19/09/2022 – 20:11 Jacson Segundo / GT Passos Lucas Pordeus Leon – Repórter da Rádio Nacional Mamífero fóssil Brasilodon pesquisa segunda-feira, 19 Setembro, 2022 – 20:11 159:00

Fonte: Ag. Brasil

Publicidade
QUEIMADAS - GOVERNO RO

Mais notícias

Compartilhe: