Conectado por

Rondônia, domingo, 13 de setembro de 2026.


destaque

Pesquisa Veritá aponta Marcos Rogério na liderança pelo Governo de Rondônia com 47,8%

Compartilhe:

Publicado por

em

O senador Marcos Rogério (PL) aparece na liderança da disputa pelo Governo de Rondônia nas eleições de 2026, segundo levantamento divulgado pelo Instituto Veritá. A pesquisa aponta o parlamentar com 47,8% das intenções de voto, enquanto o segundo colocado, Adailton Fúria (PSD), registra 19,7%.

O levantamento foi realizado entre os dias 7 e 12 de setembro, com 1.220 eleitores de Rondônia. A diferença entre os dois primeiros colocados é de 28,1 pontos percentuais. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.

Na sequência aparecem Hildon Chaves (União Brasil), com 11,8%, e Expedito Netto (PT), com 10,4%. Samuel Costa (PSB) registra 0,8%, enquanto Pedro Abib (MDB) aparece com 0,4%.

Outros 6,3% dos entrevistados não souberam ou não responderam, enquanto 2,9% declararam intenção de votar em branco ou anular o voto.

Rogério lidera nas regiões pesquisadas

O levantamento também apresenta diferenças no desempenho dos candidatos de acordo com as regiões do Estado.

Em Porto Velho, Marcos Rogério aparece com 36,9%, seguido por Hildon Chaves, com 24,7%. Expedito Netto registra 14,2%, enquanto Adailton Fúria tem 11,5%.

Na região de Madeira-Guaporé, a vantagem de Rogério é ainda maior: 63% contra 10,9% de Fúria.

Já no Leste Rondoniense, o senador aparece com 49,2%, enquanto Fúria registra 24,3%. De acordo com os dados divulgados, Hildon Chaves apresenta seu melhor desempenho na capital, enquanto Fúria obtém resultado mais expressivo no Leste do Estado.

Cenário eleitoral

O resultado representa um cenário de vantagem significativa para Marcos Rogério no levantamento do Instituto Veritá. Considerando apenas os votos destinados aos candidatos, o instituto aponta Rogério com 52,6% dos votos válidos, Fúria com 21,7%, Hildon com 13% e Expedito Netto com 11,5%.

Apesar de ultrapassar a marca de 50% nesse recorte, os números precisam ser considerados dentro da margem de erro de três pontos percentuais.

A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral sob os números RO-01935/2026 e BR-02389/2026 e, segundo as informações divulgadas, foi realizada por iniciativa própria do Instituto Veritá.

Fonte: Instituto Veritá

Compartilhe: