Conectado por
Rondônia, sexta, 20 de setembro de 2024.




Geral

Pesquisa dá voz a enfermeiros da linha de frente no combate à Covid-19


Compartilhe:

Publicado por

em

Claudia Bezerra é enfermeira no Hospital Universitário de Brasília. Em depoimento, ela contou sobre o que tem sido estar na linha de frente do combate ao novo coronavírus.

 

A pandemia da Covid-19 escancarou a importância dos profissionais de enfermagem, que ao longo de semanas foram receberam homenagens da população. Mas também mostrou a precariedade de trabalho de muitas dessas pessoas. Longas jornadas, sequelas emocionais, por lidar diariamente com a morte e ainda os riscos que também correm de adoecer.

 

Segundo o monitoramento do Conselho Federal de Enfermagem, desde o começo da pandemia mais de 31 mil profissionais, entre enfermeiros, técnicos e auxiliares, contraíram o coronavírus. 325 deles morreram.

 

Foi para recuperar os desafios que estes profissionais estão enfrentando no cotidiano e registrar os impactos da pandemia na profissão e na vida dessas pessoas que a professora da Faculdade de Ciências da Saúde, da UnB, Mariana Frazoi, lançou o projeto Enfermeiros Incríveis na linha de frente da pandemia.

 

Na pesquisa, os estudantes de enfermagem entrevistaram os profissionais da área. Um objetivo dá norte ao projeto: acabar com a ideia de que o trabalho que eles fazem é coisa de herói, como explica Mariana

 

Uma visita aos sites dos conselhos de enfermagem de todo o país revela como a categoria tem acumulado ações na justiça cobrando o fornecimento de EPIs, os equipamentos de proteção individual, como máscaras, luvas e aventais, para que esses seres humanos possam trabalhar com mais segurança.

 

Entre os entrevistados, há enfermeiros de diferentes áreas: da atenção básica à terapia intensiva, da obstetrícia ao sistema prisional. E os profissionais que quiserem contribuir com um depoimento podem escrever para o e-mail [email protected].

Fonte: Ag. Brasil

Publicidade
QUEIMADAS - GOVERNO RO

Mais notícias

Compartilhe: