Conectado por
Rondônia, segunda, 30 de setembro de 2024.




Geral

Parque da Serra da Capivara ganha carro de bombeiro adaptado


Compartilhe:

Publicado por

em

O Parque Nacional da Serra da Capivara, no interior do Piauí, ganhou um aliado no combate aos incêndios na região: um caminhão bombeiro auto bomba tanque florestal, projetado especificamente para atuar na caatinga, bioma do parque.

Apenas 15 exemplares do veículo foram produzidos, todos sob orientação dos técnicos do ICMBio, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade.

A chefe do Parque da Serra da Capivara, Marrian Rodrigues, destaca a importância do equipamento para a região.

“Esse veículo é uma aquisição memorável para o parque, nós estamos em uma região muito isolada dos grandes centros. Atualmente nós não temos corpo de bombeiros na região, então no ano passado nós sofremos com um incêndio muito grande”.

O caminhão bombeiro vem sendo usado no combate a incêndios nas unidades de conservação federais desde 2021, como relata João Morita, coordenador de prevenção e combate a incêndios do ICMBio.

Para facilitar o deslocamento em terrenos acidentados, os veículos contam com tração nas quatro rodas. O tanque de cada caminhão comporta sete mil litros de água e mais de 600 metros de mangueiras para a captação de água de lagos e rios.

O Parque Nacional Serra da Capivara foi criado em 1979 para preservar os sítios arqueológicos da região e em 1991 foi considerado patrimônio cultural da humanidade pela Unesco, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Pois além do parque ser um importante sítio arqueológico brasileiro, é também a mais antiga e maior área de sítios pré-históricos do continente americano, a maioria painéis de pinturas e gravuras rupestres.

*Com supervisão de Sheily Noleto

Meio Ambiente Brasília 11/02/2022 – 18:41 Sheily Noleto / GT Passos Lucas Cupertino* – Estagiário da Rádio Nacional Serra da Capivara incendio Bombeiro sexta-feira, 11 Fevereiro, 2022 – 18:41 2:03

Fonte: Ag. Brasil

Publicidade
QUEIMADAS - GOVERNO RO

Mais notícias

Compartilhe: