Conectado por
Rondônia, domingo, 13 de outubro de 2024.




Geral

Municípios do RJ investiram apenas 2,7% do orçamento, afirma Firjan


Compartilhe:

Publicado por

em

O município do Rio de Janeiro apresentou o pior índice de gestão fiscal entre as capitais brasileiras avaliadas em 2020. O resultado é de um estudo da Firjan, Federação das Indústrias do Estado, que analisou dados de mais de 5.200 cidades brasileiras.

Apesar do volume de recursos que entraram ao longo da pandemia, de forma geral, os municípios fluminenses tiveram dificuldades para gerir as contas em 2020. O indicador da Federação revela que mais da metade deles não conseguiu administrar bem as verbas públicas.

De acordo com o ranking de gestão da Firjan, os municípios do Rio de Janeiro investiram apenas 2,7% do orçamento no ano passado. Um percentual inferior à média nacional, de 7,1%, como esclarece o gerente de Estudos Econômicos da Firjan,  Jonathas Goulart.

No estudo,  foram avaliados 77 dos 92 municípios do estado, que, na média, atingiram 0,52 ponto. O índice varia de zero a um, sendo que, quanto mais próximo de um, melhor a gestão fiscal. Na média, os municípios brasileiros registraram 0,54 ponto e, de acordo com a análise, o quadro é preocupante.

Segundo a Firjan, os investimentos foram fortemente penalizados nos municípios do Rio de Janeiro e, na média, representaram 2,7% do orçamento em 2020, menor percentual entre os estados brasileiros. Na média nacional, 7,1% da receita foi destinada para esse tipo de despesa.

No entanto, o estudo indica que a  ampla base econômica da segunda maior cidade do país tem melhores perspectivas para 2022, através de medidas de sustentabilidade fiscal anunciadas este ano, aliadas às previsões de um montante de 2,6 bilhões de reais em investimentos públicos.

Economia Rio de Janeiro Rio reduz intervalo da vacina da Pfizer para quem tem 30 anos ou mais 22/10/2021 – 17:50 Vitória Elizabeth / GT Passos Tatiana Alves – Repórter da Rádio Nacional Rio de Janeiro economia sexta-feira, 22 Outubro, 2021 – 17:50 2:55

Fonte: Ag. Brasil

Publicidade
QUEIMADAS - GOVERNO RO

Mais notícias

Compartilhe: