Geral
MP analisa relatório da empresa responsável por obras do Metrô de SP
O Ministério Público analisa relatório sobre desmoronamento no metrô de São Paulo. O relatório foi produzido pela empresa responsável pelas obras, a Acciona, a pedido do próprio Ministério Público. O documento está sendo analisado promotor de Justiça Marcus Vinicius Monteiro.
Também estão sob análise os relatórios produzidos pela Sabesp sobre a situação da rede de esgotos afetada pelo acidente e como a empresa de abastecimento de água da região metropolitana vinha fiscalizando as obras na região.
No dia 01 de fevereiro, um desmoronamento no canteiro de obras da linha laranja do Metrô derrubou praticamente todas as três faixas da via local da marginal tietê um dos complexos viários mais movimentado da capital paulista.
Segundo as informações dadas pelo governo de São Paulo momentos após o acidente, a tubulação de esgoto que passava próximo ao local onde estava sendo escavado rompeu e inundou todo o túnel já construído.
No momento do desmoronamento, o Tatuzão, equipamento usado para cavar o túnel estava no local, mas segundo os representantes da Acciona, a máquina teria passado a cerca de 3 metros de distância do local onde se deu o rompimento.
O Ministério Público também pediu informações à Secretaria de Transportes Metropolitano sobre o contrato de parceria público privado firmado entre o governo de São Paulo e o consórcio responsável pela linha Laranja. Além da Acciona, responsável pela obra, a operação da linha vai ser do grupo francês, Asltom. Ainda não houve resposta. Também pediu informações à Secretaria Municipal de Obras sobre o que está sendo feito para recuperar a Marginal Tietê e os promotores aguardam as informações.
Na próxima quarta-feira (16) o engenheiro responsável pela obra vai ser ouvido pelos procuradores.
Geral São Paulo 15/02/2022 – 21:19 Eliane Gonçalves – Repórter da Rádio Nacional Metrô Cratera Marginal Tietê Linha Laranja terça-feira, 15 Fevereiro, 2022 – 21:19 1:44
Fonte: Ag. Brasil